Unidade de conservação animal abriga hoje cerca de 350 animais de 70 espécies nativas; aniversário do equipamento municipal será comemorado com atividades especiais

Neste domingo (5/10), o Zoológico de São Bernardo completa 40 anos. E, para celebrar a data, a Prefeitura preparou programação de ações especiais no Parque Municipal Estoril, localizado na região do Riacho Grande – o equipamento fica dentro da unidade de conservação ambiental. Ao longo da manhã, equipes do Zoo vão receber escoteiros e familiares de funcionários de empresas de reciclagem do município para conhecer os cerca de 350 animais que hoje moram no local.

A festividade irá registrar também a soltura de animais reabilitados no Zoo, como saruês e maritacas. A ação contará, ainda, com um espaço voltado à educação ambiental, como gincanas interativas, fortalecendo a conexão com a natureza, voltadas a todos que estiverem passeando no domingo pelo Parque Estoril. O Zoológico ocupa uma área de cerca de 10 mil metros quadrados do parque e abriga, principalmente, animais silvestres brasileiros, com foco no bioma Mata Atlântica.

“O animal mais antigo que temos hoje aqui no Zoológico é o jacaré Diniz. Ele chegou ainda filhote, em 2001, apreendido pela Polícia Ambiental em casa de um particular na cidade. Ele, com toda a certeza, é um dos bichos que mais despertam o interesse da criançada”, contou Marcelo Gomes, veterinário responsável pelo espaço e que há 30 anos trabalha no Zoo. A unidade conta, atualmente, com oito funcionários e dois biólogos.

INSPIRAÇÃO – Um dos principais serviços desenvolvidos por lá é o tratamento a animais resgatados pela Guarda Civil Ambiental e outras forças policiais. O trabalho inclui reabilitação no ambulatório e, quando possível, a reinserção na natureza ou o transporte para locais adequados.

“O Zoo municipal já recebeu, em 2025, cerca de 250 animais, entre eles uma serpente exótica, que é a píton. No mais, a maior quantidade são gambás, pois agora começou a temporada de filhotes. Entre as aves, tucanos e corujas foram a maior quantidade que recebemos por aqui”, acrescentou o veterinário.

CELEBRAÇÃO – Para a atividade ficar ainda mais completa, o Parque Estoril receberá o Caminhão da Alegria, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. Com uma proposta itinerante, o caminhão se transforma em um grande palco disponibilizando diversos tipos de brincadeiras e muita diversão.

“Será um dia de grande celebração. O nosso Zoológico é referência no tratamento de animais silvestres resgatados e exemplo de dedicação dos nossos servidores em prol da proteção da fauna na nossa região”, acrescentou Fernando Longo, secretário municipal de Serviços Urbanos.

ZOO SBC – Inaugurado em 1985, o Zoo de São Bernardo é um dos principais instrumentos da Prefeitura para a preservação da fauna e flora do município. O equipamento, que é certificado pelo Ibama, abriga aproximadamente 350 animais de 70 espécies diferentes (como anta, o maior mamífero terrestre brasileiro; sussuarana, onça parda, macaco prego, macacos, papagaios e araras. Todos em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

Já o Parque Estoril é a primeira Unidade de Conservação de São Bernardo do Campo para garantir a preservação da Mata Atlântica, da fauna e da Represa Billings. Com classificação, o local passou a ser denominado Parque Natural Municipal Estoril, ganhando status não somente de equipamento de lazer, mas também de uma área que precisa ser protegida e conservada do ponto de vista ambiental.

Serviço:

Ingressos (para entrar no Parque Estoril – a entrada do Zoo é gratuita):

Entrada: R$ 15

Meia entrada R$ 7,50 por pessoa

Entrada gratuita para morador de São Bernardo com carteirinha do parque e Pessoa com transtorno do Espectro Autista (TEA).

Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: Rua Portugal, 1.100, região do Riacho Grande.

Mais informações pelo link: https://encurtador.com.br/vDtva

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.