ZOONOSES DE SÃO BERNARDO FAZ ALERTA SOBRE AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES

A Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses (DVCZ) da Secretaria de Saúde de São Bernardo emitiu alerta para que a população redobre os cuidados contra escorpiões, cuja picada pode causar reações graves, como insuficiência cardíaca e edema pulmonar, podendo levar à morte. Crianças e idosos são mais suscetíveis a complicações.
Segundo o educador de saúde pública da DVCZ, Marco Aurélio Ferreira, agosto marca o início do período reprodutivo, quando as fêmeas ficam mais agitadas e com maior concentração de veneno. O animal é comum em áreas urbanas, especialmente onde há entulho e lixo, que atrai baratas — principal fonte de alimento.
A orientação é manter quintais e terrenos limpos, não acumular lixo ou entulho, evitar andar descalço em áreas desconhecidas e comunicar imediatamente a DVCZ ao avistar escorpiões. As notificações podem ser feitas pelos telefones (11) 4365-3349, (11) 4365-4694, (11) 4367-3306 ou pela rede Atende Bem.
A Prefeitura realiza vistorias técnicas em imóveis, busca ativa, desinsetização de redes de esgoto, bueiros e galerias para controle de baratas, além de ações educativas em escolas, feiras e eventos. O programa “Entenda os Bichos” ensina, de forma lúdica, como identificar e prevenir acidentes com animais peçonhentos.
Em caso de picada, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente. Sempre que possível, capturar o animal em recipiente fechado ou fotografá-lo para auxiliar no diagnóstico. De janeiro a julho deste ano, foram registrados cinco casos na cidade, todos em adultos e sem agravamento. Em 2024, já são 15 ocorrências.