10 UBSs DE SÃO BERNARDO RECEBEM NOVOS APARELHOS DE ELETROCARDIOGRAMA E REDUZEM TEMPO DE ESPERA DE RESULTADOS

Dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo receberam novos aparelhos de eletrocardiograma. A iniciativa tem como objetivo agilizar os diagnósticos e reduzir o tempo de espera para os resultados, que passou de até 15 dias para cerca de 20 minutos.
As unidades contempladas foram: Paulicéia, Planalto, São Pedro, Baeta Neves, Leblon, Vila Marchi, Alvarenga, Demarchi, Riacho Grande e Santa Cruz. Elas são referência em seus territórios e agora contam com equipamentos que emitem laudos de forma automatizada.
Antes da instalação, os exames eram realizados nas UBSs, enviados à sede da Secretaria de Saúde e avaliados por médicos do Departamento de Atenção Básica. O processo levava dias. Com os novos aparelhos, o laudo pode ser emitido diretamente na unidade, em menos tempo.
“A gente assumiu a cidade com muita coisa para ser feita, e sem dúvida, já fizemos muito na saúde. E vamos fazer ainda mais. Zerando filas, dando um atendimento de qualidade, digno e humanizado. São apenas seis meses de trabalho e já temos tantos motivos para afirmar que a saúde de São Bernardo realmente está para frente”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
“Antes, o paciente precisava passar no médico de saúde da família, na sua UBS, ser encaminhado para a Policlínica ou para o Hospital de Clínicas, para poder fazer um exame. Um processo que levava até 15 dias. Agora, com esse incremento no número de aparelhos, a gente aumenta a oferta, o deslocamento entre as UBSs é muito mais curto e os resultados ficam prontos muito mais rápidos”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.