16 ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO ABC CELEBRAM MEDALHAS NA OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS

Alunos dos ensino Fundamental e Médio receberam medalhas de ouro, prata e bronze em evento na Universidade de São Paulo (USP)
Os 366 alunos da rede estadual com melhor desempenho na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados em cerimônia realizada no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP) nesta semana. Do ABC, são 16 alunos medalhistas. A competição deste ano teve como tema central os oceanos e os participantes foram estimulados a explorar a biodiversidade marinha, o ciclo da água e o papel dos mares no equilíbrio climático e na sustentabilidade do planeta.
O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, foi representado na premiação pelo professor Rodrigo Fernandes de Lima, especialista curricular de Química da Subsecretaria Pedagógica (Suped). Segundo ele, a ideia de realizar o evento em parceria com a USP foi uma forma de aproximar os alunos das escolas públicas da universidade pública: “Nós pensamos na USP porque desde a Olimpíada de Química, a nossa ideia é estreitar os laços da escola pública com a universidade pública. É um movimento que visa apresentar a universidade pública para o estudante, para que ele conheça e se sinta motivado a estar aqui dentro, para que ele entenda que esse espaço também é para ele, também é para o aluno de escolas públicas”, explica.
Olimpíada Nacional de Ciências 2025
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025, uma das maiores competições científicas do país, foi destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo estudantes do itinerário formativo da Educação Técnica Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A competição é organizada por cinco importantes instituições científicas, entre elas, o Instituto Butantan, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Sociedade Brasileira de Física.
A primeira fase foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com questões objetivas de múltipla escolha. Já os classificados para a segunda fase, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, realizaram provas dissertativas.
A cerimônia de premiação, na quarta-feira, contou ainda com a presença do professor do Instituto de Química da USP e coordenador estadual da ONC, Fernando Lopes; do professor do Instituto de Química – USP e vice-presidente da Associação Brasileira de Química de São Paulo (ABQ-SP), Jairo José Pedrotti e da estudante de química do Instituto de Química da USP, Maria Elisa Andrade Prado Teixeira.


