MAUÁ DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA
A Prefeitura de Mauá decretou estado de emergência nesta quarta-feira (22/02) devido às fortes chuvas registradas em fevereiro. O acumulado de chuvas já ultrapassou em 140% o previsto pelo Cemaden e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para o período, atingindo 685mm em 28 dias. A administração municipal está mobilizando equipes em uma força-tarefa para identificar as famílias em áreas de risco e removê-las de suas casas. Além disso, a Prefeitura pretende acelerar a implantação de sirenes de alerta e aumentar o valor do Auxílio Emergencial Financeiro originalmente fixado em R$ 300 para R$ 500.
A situação de emergência foi decretada após a Defesa Civil registrar duas ocorrências na noite de terça-feira (21/02). Na Rua Júlio Antônio Conde, um deslizamento de terra atingiu uma casa, deixando três pessoas feridas, uma das quais veio a falecer. Na Rua Dona Áurea Oliveira da Silva, uma casa desabou, resultando em um resgatado e socorrido, que já recebeu alta.
A Defesa Civil permanece em estado de atenção para possíveis deslizamentos e alagamentos, e a Prefeitura reforça a orientação para que, em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192).
Foto reprodução