ESTÁDIO ÍTALO SETTI E CHÁCARA DO FUZARCA: MEMÓRIAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
No post de hoje sobre a história de São Bernardo do Campo, vamos falar de dois lugares que marcaram a cidade, mas que não existem mais: o Estádio Ítalo Setti e a Chácara do Fuzarca.
O Estádio Ítalo Setti ficava na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Francisco Prestes Maia. Inaugurado em 1928 pelo E.C. São Bernardo, o estádio ganhou iluminação para jogos noturnos em 1960. Porém, com a construção das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Francisco Prestes Maia, o campo foi dividido e perdeu parte de suas instalações. No local restante, ergueu-se o Ginásio Moysés Cheid, preservando a nomenclatura Estádio Ítalo Setti como uma das condições para a cessão do terreno.
Já a Chácara do Fuzarca, também conhecida como Chácara Santo Antônio, localizava-se próxima ao viaduto do Km 18 da Anchieta, onde atualmente encontra-se a Leroy Merlin. O espaço foi um famoso ponto de lazer entre as décadas de 1950 e 1970, idealizado pelo empreendedor Antonio Panzi, o Tio Fuzarca, ex-palhaço de circo e empresário. A chácara atraía crianças com brinquedos, animais e espetáculos circenses. O local ficou sob seu comando até 1974, quando Panzi mudou-se para Praia Grande devido a uma desapropriação.
Esses locais integram a memória de São Bernardo do Campo e representam um período de transformações urbanas na cidade.
📸 Acervo do Centro de Memória de S.B.C. (Chácara do Fuzarca)
📸 Acervo de Dino Guazzelli (Estádio Ítalo Setti)
#SãoBernardoDoCampo #MemóriaSBC #ChácaraDoFuzarca #EstádioÍtaloSetti #HistóriaSBC