ESCOLAS DE SÃO CAETANO OBSERVAM MELHORA DO AMBIENTE ESCOLAR SEM CELULARES

Após duas semanas da proibição do uso de celulares em ambientes escolares, diretores da rede municipal de São Caetano do Sul avaliam a medida como positiva e já percebem mudanças no comportamento dos alunos.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, estabeleceu a instrução normativa 3/2025, determinando a inutilização dos aparelhos eletrônicos em qualquer espaço escolar, incluindo entrada, saída e intervalos.
O diretor da EME Professora Alcina Dantas Feijão, Ailton Tenório, que lida com estudantes do Ensino Médio, destacou a aceitação da regra. “Houve grande adesão ao movimento ‘zero celular’ no Alcina. Alguns alunos já disseram que estão se ‘livrando desse vício’.” Para incentivar essa adaptação, a escola ampliou as atividades recreativas nos intervalos, oferecendo jogos de tabuleiro e dominó.
Tenório também reconheceu que alguns alunos ainda tentam burlar a regra, especialmente nos intervalos, mas ressaltou o trabalho das orientadoras e das Mães Acolhedoras para enturmá-los e ajudá-los a se adaptar à nova rotina.
Na EMEF Oscar Niemeyer, no Bairro Oswaldo Cruz, o celular já era restrito antes da lei federal. Mesmo assim, o diretor Edgar Casado Souza observou melhora na interação e no comportamento dos alunos. “As conversas agora acontecem sem uma tela de proteção. O tempo livre é ocupado com bate-papo, tênis de mesa, pebolim e air hockey, fortalecendo as interações sociais.”
Além disso, Souza destacou um impacto positivo na concentração dos estudantes em sala de aula. “Ao limitar o uso dos dispositivos móveis, criamos um ambiente mais focado, onde os alunos aprendem a valorizar momentos de desconexão e a cultivar uma relação mais saudável com a tecnologia.”
#Educação #SãoCaetano #saobernardo