Após duas semanas da proibição do uso de celulares em ambientes escolares, diretores da rede municipal de São Caetano do Sul avaliam a medida como positiva e já percebem mudanças no comportamento dos alunos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, estabeleceu a instrução normativa 3/2025, determinando a inutilização dos aparelhos eletrônicos em qualquer espaço escolar, incluindo entrada, saída e intervalos.

O diretor da EME Professora Alcina Dantas Feijão, Ailton Tenório, que lida com estudantes do Ensino Médio, destacou a aceitação da regra. “Houve grande adesão ao movimento ‘zero celular’ no Alcina. Alguns alunos já disseram que estão se ‘livrando desse vício’.” Para incentivar essa adaptação, a escola ampliou as atividades recreativas nos intervalos, oferecendo jogos de tabuleiro e dominó.

Tenório também reconheceu que alguns alunos ainda tentam burlar a regra, especialmente nos intervalos, mas ressaltou o trabalho das orientadoras e das Mães Acolhedoras para enturmá-los e ajudá-los a se adaptar à nova rotina.

Na EMEF Oscar Niemeyer, no Bairro Oswaldo Cruz, o celular já era restrito antes da lei federal. Mesmo assim, o diretor Edgar Casado Souza observou melhora na interação e no comportamento dos alunos. “As conversas agora acontecem sem uma tela de proteção. O tempo livre é ocupado com bate-papo, tênis de mesa, pebolim e air hockey, fortalecendo as interações sociais.”

Além disso, Souza destacou um impacto positivo na concentração dos estudantes em sala de aula. “Ao limitar o uso dos dispositivos móveis, criamos um ambiente mais focado, onde os alunos aprendem a valorizar momentos de desconexão e a cultivar uma relação mais saudável com a tecnologia.”

#Educação #SãoCaetano #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.