FUNCIONÁRIOS DA FÁBRICA DE MÓVEIS SÃO BERNARDO, EM 1925 – FOTOS HISTÓRICAS

A região da atual Praça Lauro Gomes já foi o coração da indústria moveleira de São Bernardo. Uma das fábricas mais tradicionais da época ficava onde hoje está a unidade das Lojas Americanas: a Fábrica de Móveis São Bernardo.
Fundada em 1913 por João D’Angelo e seu cunhado Antônio Caputo, a empresa passou por várias administrações. Em 1923, D’Angelo deixa o negócio, e Caputo assume o controle, mudando o nome da fábrica para Redenção. No início dos anos 1930, após a falência de Caputo, a indústria foi transferida para a família de Italo Setti, passando a se chamar Setti & Filhos.
O novo ciclo também não duraria muito. Após uma greve dos operários, a fábrica foi adquirida por seus 101 funcionários, tornando-se uma cooperativa que resgatou o nome original: Fábrica de Móveis São Bernardo. A empresa seguiu como uma das principais indústrias moveleiras da cidade até o início da década de 1980, quando foi desativada. Em seu lugar, foi construída a filial das Lojas Americanas, ainda em operação.
A foto, de 1925, mostra a equipe da fábrica sob gestão de Antônio Caputo. A imagem revela um grupo formado majoritariamente por homens, além de crianças.
Registro do acervo do Centro de Memória de S.B.C.