A HISTÓRIA DA FÁBRICA DA MARTINI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

A HISTÓRIA DA FÁBRICA DA MARTINI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

A fábrica da Martini & Rossi, localizada em Rudge Ramos, era um dos locais mais conhecidos do bairro e de São Bernardo do Campo. Mas esta história começou bem antes.

A história da marca começou em 1863, na cidade de Turim, região italiana de Piemonte, quando Luigi Rossi (vinicultor e especialista em plantas), Teofilo Sola (contador) e Alessandro Martini (comerciante) assumiram a administração de um tradicional negócio de vinhos onde todos trabalhavam, a Distilleria Nazionale di Spirito di Vino, depois renomeada Martini, Sola & Cia, e resolveram adicionar ao vinho uma mistura secreta de 40 ervas, essências e especiarias. O resultado: uma bebida especial, aromática e com sabor único, o Vermute Martini Rosso. Anos depois, com o falecimento de Teofilo Sola, seus filhos venderam suas ações para outros sócios, o que causou a mudança de nome para Martini & Rossi.

No começo do século XX, a marca era muito conhecida no mundo todo. Seu nome significava drinks sofisticados. Apesar de ter uma filial em Buenos Aires desde 1884, aqui no Brasil a bebida chegava de forma importada e era servida em lugares mais refinados.

Em 1950, a Martini & Rossi abriu sua primeira fábrica, um pequeno prédio comercial na Rua Mazzini, 167, no bairro da Aclimação, na capital paulista.

Mas a pequena fábrica não dava conta do crescente consumo da bebida no país. Era preciso uma fábrica maior. E aí entra a fábrica de Rudge Ramos.

Localizada entre a Avenida Caminho do Mar e a Rua do Sacramento, com a rua lateral levando seu nome, a Martini & Rossi começou a operação desta fábrica em 1958. Nesta fábrica eram fabricadas as bebidas carro-chefe da marca, como Martini Rosso e Bianco, além das outras bebidas da marca.

Em 1992, com a junção com a Bacardi, em uma transação de US$ 1.4 bilhões, a fábrica no Brasil mudou de nome, passando a se chamar Bacardi-Martini do Brasil Indústria e Comércio LTDA.

Em janeiro de 2016, a Bacardi encerrou as atividades da fábrica de Rudge Ramos, concentrando sua produção em sua outra fábrica em Recife, e o seu escritório mudou para a Vila Olímpia, em São Paulo.

Hoje, o local é dividido em três partes: A parte que dá de frente para a Avenida Caminho do Mar abriga o Sonda Supermercados. Na parte com entrada pela Rua Martini, fica o MBigucci Business Park São Bernardo do Campo. Na parte com entrada pela Rua do Sacramento, fica a Arena Planet, escola de futebol e aluguel de quadras.

Curiosidades:

  • Na área que pertencia à antiga fábrica da Martini, fica a nascente do Córrego Gapiú, que passa por baixo da Avenida Bispo César D’Arcoso Filho e deságua no Ribeirão dos Meninos. Córrego este que passava a céu aberto até meados da década de 60 e quase deu nome ao bairro.
  • No final da década de 80 surgiu a Contini, com rótulos similares e bebidas idem. Por ser mais barata que a Martini, a Contini teve um grande crescimento de vendas, mas isso foi parar na justiça. Desde 1991 as marcas brigam nos tribunais.
  • Na Rua Martini havia uma fonte de água onde a população podia pegar água em garrafões. Essa fonte, de torneira única, funcionou até meados da década de 90.

Fontes: Mundos das Marcas, AB&F Balan, Acervo da Revista Manchete na BN.

Imagens:

  • Foto 1 – 2000: Caldeira na fábrica da Bacardi Martini do Brasil. Avenida Caminho do Mar. Foto de Arquimedes Pessoni.
  • Foto 2 – 1960: Foto da Martini & Rossi, tirada da Via Anchieta sentido São Paulo. Fotos da Revista Manchete 0406 pág.63.
  • Foto 3 – 1973: Foto do interior da fábrica. Foto da Revista Manchete. Ed. 1098 pág. 83.
  • Foto 4 – sem data: Foto da entrada da Bacardi Martini do Brasil. Avenida Caminho do Mar. Foto de Alexandre Machado.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo