A HISTÓRIA DA AVENIDA FRANCISCO PRESTES MAIA

A HISTÓRIA DA AVENIDA FRANCISCO PRESTES MAIA

A história da Avenida Francisco Prestes Maia começa antes de ter esse nome. Anteriormente chamada de Avenida Marginal ao Córrego Santa Terezinha, era de terra batida, e o Córrego Santa Terezinha corria a céu aberto. Este córrego tinha sua nascente na Rua Hermínio Vial (escadaria) e chegava até onde hoje passa a Avenida Brigadeiro Faria Lima, no canalizado Ribeirão dos Meninos. A avenida começava na Rua Santa Filomena e terminava na Rua Tiradentes.

Em 1968, foi nomeada Francisco Prestes Maia, em homenagem ao engenheiro e ex-prefeito de São Paulo, falecido em 1965. A homenagem foi devido ao fato de Francisco Prestes Maia ter marcado presença em São Bernardo do Campo como orientador técnico das principais obras na cidade.

Em 1968, começaram as obras de canalização do Córrego Santa Terezinha e construção da nova Avenida Francisco Prestes Maia. Nesta primeira fase, a canalização foi feita da Rua Santa Filomena até onde hoje fica a Praça John Wesley, na esquina com as Ruas Dr. Fláquer e Bela Vista. Depois, a avenida foi construída até a Rua Tiradentes, em 1973.

O último trecho, da Rua Santa Filomena à Avenida Brigadeiro Faria Lima, foi incorporado à avenida em 1987, suprimindo a Rua Padre Navarro.

No final da década de 1970, já havia vários estabelecimentos comerciais na avenida, como a Padaria Miami – ainda existente, a Drogaria Prestes Maia – ao lado da padaria, a Avícola Kátia, e a Móveis e Decorações Triângulo. Nos anos 80, o número de estabelecimentos aumentou, englobando desde lojas de materiais de construção até uma vídeo-locadora (Vídeo Cobra) e um hospital particular (Nova Mater). A avenida já tinha uma vida noturna agitada, com vários bares com música ao vivo, como Trambique, Tequilas Bar, Puccas, e Don Quixote, e restaurantes como O Caipirão e pizzarias como Fornello, 9 Centus, e Permangiare. Também havia outros comércios conhecidos, como a Fábrica de Móveis Gastaldo (depois Supermercado Champion e Carrefour Bairro) e a Sollen.

Em 2021 foi feito o prolongamento da Avenida Francisco Prestes Maia, da Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Avenida Newton Monteiro de Andrade. Também foi construído um corredor de ônibus, que ainda não está funcionando, que fará parte do Corredor Anchieta-Imigrantes, ligando o trecho da Estrada Samuel Aizemberg, próximo a Rodovia dos Imigrantes até próximo a Praça do Bombeiro.

Fontes: Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo, Leis Municipais de São Bernardo do Campo e Diário dos Transportes

Foto 1 – Década de 60 – Hygino Baptista de Lima, Lauro Gomes (prefeito de São Bernardo do Campo) e Francisco Prestes Maia (prefeito de São Paulo, ao centro de calça preta) na Avenida Redenção.

Foto 2 – 1968 – Início das obras de canalização do Córrego Santa Terezinha.

Foto 3 – 1969 – Obras da Avenida Francisco Prestes Maia.

Foto 4 – Década de 70. Trecho entre a Rua Santa Filomena e Praça John Wesley já concluído.

Foto 5 – 1977 – Procissão dos Carroceiros. Avenida Francisco Prestes Maia, entre a Rua Núncio Interlich e Tiradentes. Ao fundo se vê o final da Rua 02 de outubro e a antiga Avícola Kátia.

Foto 6 – 1978 – Prova dos Bairros. Crianças no passeio ciclístico. Avenida Francisco Prestes Maia altura da Praça João Wesley (esquina com a Rua Dr. Flaquer).

Foto 7 – 1984 – Avenida Francisco Prestes Maia, próximo a Rua João Pessoa. A frente, escondida pelas árvores, os estúdios da Rádio Diário do Grande ABC, 1300 KHZ.

Foto 8 – 1988 – Vista aérea da Avenida Francisco Prestes Maia, trecho onde hoje tem o Carrefour Bairro, Mac Donalds, Burguer King, Minuto Pão de Açúcar entre outros.

Todas as fotos são do acervo do Centro de Memória de S.B.C.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo