A HISTÓRIA DA CAIXA D’ÁGUA DO NOVA PETRÓPOLIS

A HISTÓRIA DA CAIXA D’ÁGUA DO NOVA PETRÓPOLIS

Vista de várias partes da cidade, a Caixa D’água do bairro Nova Petrópolis tem uma curiosa história.

Na metade da década de 1950, a família Simonsen doou à prefeitura uma área em um dos pontos mais altos do bairro para a construção do reservatório de água do bairro. Família essa que tinha um casarão de veraneio onde hoje fica o Parque da Chácara Silvestre e seu patriarca, Wallace Simonsen, foi o primeiro prefeito de São Bernardo do Campo depois da emancipação de 1944, além de empresários dono de várias empresas e do Banco Noroeste.

Voltando a história da caixa d’água, a que conhecemos começou a ser construída entre 1961 e 1962. Num formato de pistão, em referência a indústria automobilística da cidade. A caixa d’água do Nova Petrópolis tinha um mirante e um restaurante, hoje desativado.

Com o crescimento do bairro, novos prédios erguidos no entorno, se deixou de ver esse ponto de referência do Nova Petrópolis.

E você? Tem alguma lembrança do local? Conta pra gente nos comentários

Foto: IBGE

1 thoughts on “A HISTÓRIA DA CAIXA D’ÁGUA DO NOVA PETRÓPOLIS

  1. Bom dia, me lembro que meu pai levava nós, os filhos, pra ver a cidade do mirante, nos anos 60 e mais tarde eu levava meus filhos pra visitar o mini zoológico que ficava atrás. Uma pena que tenham desativado e sinto mais ainda ouvir que a prefeitura vai vender a área (mais uma…) pra mais um desses prédios enormes que desfiguram a cidade e não trazem nenhum benefício a nós, moradores. Logo São Bernardo que sempre foi uma cidade cheia de horizontes… Espero de coração que não seja verdade, o prefeito precisa parar de vender o que não lhe pertence pra empresas privadas realizarem obras que interessam só ao seu faturamento e não a nós, munícipes, verdadeiros donos do que é publico.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo