A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE
A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE clique aqui e ouça a matéria

A Chácara Silvestre foi residência de veraneio de Wallace Simonsen.

Wallace Cochrane Simonsen, nascido no Rio de Janeiro em 1884, foi banqueiro e um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo do Campo e também seu primeiro prefeito.

Seus primeiros estudos foram no Colégio São Luiz, em Itu. Obteve seu primeiro emprego em 1899, trabalhando como escriturário no Banco do Comércio e Indústria, em Santos. Atuando na corretagem do café, galgou carreira impressionante, se transformando anos depois no presidente-fundador do Banco Noroeste e em influente figura das elites paulista e brasileira. Simonsen também foi dono da Cerâmica São Caetano

Simonsen chegou a São Bernardo do Campo em 1929, ocasião em que adquiriu terras no município e lá instalou, em 1932, um sítio de recreio ao qual deu o nome de “Chácara Silvestre”.

O Casarão da Chácara Silvestre foi construído entre os anos de 1932 e 1935. Além do casarão havia o estábulo, onde hoje fica a Cavalaria da Polícia Militar e um grande lago, que ficava ao fim da atual Avenida Wallace Simonsen. Era chamado de “Lago dos Sims” pois os moradores na época não conseguiam pronunciar o nome “Simonsen”.

Outra curiosidade, era a caixa d’água que ficava na Chácara Silvestre e abastecia o Nova Petrópolis, no final da década de 40. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, até ela ser desapropriada pela Prefeitura.

Em julho de 1975, Joan Trusko e sua mulher Emília Cecão Trusko tiveram permissão da prefeitura para uso da Chácara Silvestre. Foi usado exclusivamente para moradia, com a promessa de zelar pela manutenção do imóvel, além de outras condições estipuladas no Termo de Recebimento e Responsabilidade. Em agosto do mesmo ano, a permissão é transferida para Raimundo Turíbio dos Santos. Em 1976 a permissão foi passada para José Domingos da Silva e Francisco Batista respectivamente. Em 1981 estes decretos foram revogados.

Em 1984, a Chácara Silvestre é considerada bem de valor histórico e cultural e de expressiva tradição para a cidade de São Bernardo do Campo. Em 1987 o casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo – COMPAHC.

Em 2011 é inaugurado o Parque Chácara Silvestre, que passa a oferecer aos visitantes dois playgrounds, praça de convívio, trilhas com pontes, arena coberta para shows, academia para terceira idade, entre outras opções de entretenimento. O local também recebeu o plantio de 2.100 novas árvores de 51 espécies nativas da região.

Hoje o antigo casarão abriga o Serviço de Patrimônio Histórico, órgão da Secretaria de Educação e Cultura, responsável pela pesquisa, preservação e divulgação do folclore/cultura popular e história da cidade.

Wallace Simonsen faleceu em São Paulo, no dia 6 de junho de 1955.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Centro de Memória de S.B.C.

A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE

A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE

A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE

A HISTÓRIA DA CHÁCARA SILVESTRE

Tagged: , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content