QUEM FOI JOÃO FIRMINO?

João Firmino Correia de Araújo nasceu em 1892, em Recife (PE), numa família tradicional do Nordeste. Seu pai, Francisco Altino, foi governador do Rio Grande do Norte, e seu irmão, Mário Altino, deputado federal nos anos 50. Estudou no Ginásio Pernambucano e na Faculdade de Direito de Pernambuco, onde foi colega e amigo de Assis Chateaubriand.

Iniciou a carreira pública ainda jovem, como solicitador da Fazenda do Estado. Trabalhou como agente fiscal da alfândega de Recife e, em 1923, foi transferido para o Rio de Janeiro. Na capital, circulou entre a elite política e social da época, frequentando festas no Copacabana Palace e tendo proximidade com figuras como Oswaldo Aranha, ministro de Getúlio Vargas.

Em 1928, deu uma entrevista ao Jornal do Brasil criticando o avanço do cangaço em Pernambuco. Em 1943, já aposentado do serviço público, mudou-se para São Paulo, onde se tornou empresário. Foi sócio majoritário e presidente da Confab, em Santo André, e da Indústria Gaseificadora Vitória.

Foi nessa fase que adquiriu a chácara “Três Lagos”, na Estrada do Alvarenga, em São Bernardo. No local, ergueu uma capela em 1947, a pedido do Padre Fiorente Elena. A capela existe até hoje, dentro da área do atual Colégio Engenheiro Salvador Arena.

João Firmino também liderou, com moradores como Vincenzo Zincaglia, a extensão da rede elétrica por 3,5 km da Estrada do Alvarenga, com obras finalizadas em 1945. A entrega contou com uma grande feijoada em sua chácara, com presença de autoridades e moradores.

Ele faleceu em 30 de dezembro de 1952, sendo sepultado na Vila Euclides. Em 1954, a primeira parte da Estrada do Alvarenga foi rebatizada com seu nome. Em 1970, o antigo grupo escolar do Jardim Lavínia também passou a se chamar Escola Estadual João Firmino.

👉 Este texto é um resumo adaptado, com base em pesquisa original do Centro de Memória de São Bernardo, publicado na página Cultura São Bernardo no Facebook.

📷 Imagem: João Firmino em 1933 e a capela da Estrada do Alvarenga, construída em 1947.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.