BORBOLETÁRIO DE DIADEMA COMPLETA 20 ANOS E AMPLIA DIAS DE VISITAS

Roteiro do passeio ecológico inclui trilhas, estufa de plantas e outras atrações do Jardim Botânico
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS), está ampliando os dias de visita monitorada ao Jardim Botânico, que inclui o Borboletário Municipal. Além da terça, o público tem agora mais duas opções de datas e horários: quarta e quinta, das 9h às 11h ou das 14h às 16h. O agendamento deve ser solicitado pelo e-mail educ.ambiental@diadema.sp.gov.br .
O passeio é gratuito e contempla também a estufa de produção de plantas, duas trilhas ecológicas e os recintos que abrigam animais silvestres e domésticos. A aproximação da primavera tem aquecido o número de escolas interessadas.
Na quarta-feira, 17/9, o Jardim Botânico e o Borboletário receberam 130 estudantes da EMEB Lopes Trovão, de São Bernardo do Campo. Metade do grupo foi atendida pela manhã, outra parte no período da tarde.
Durante a visita guiada, os educadores desenvolvem temas como a fauna e flora do Jardim Botânico, valorização das áreas verdes, fauna silvestre e doméstica, zoonoses, riscos e cuidados com animais peçonhentos, vida animal (abandono, maus tratos, proteção e bem-estar, tráfico de animais e resgates) e resíduos sólidos urbanos. Além disso, nas dependências do Borboletário, o público é orientado sobre o sistema de criação em cativeiro, a importância ecológica das borboletas etc.
Borboletário faz 20 anos e ganha investimentos
Pioneiro na Região Metropolitana de SP, o Borboletário de Diadema foi inaugurado em 2005, no início da primavera. Nesse período, contribuiu com sua experiência científica acumulada para o surgimento de dois outros importantes borboletários: Museu Catavento, em São Paulo, e o da cidade de Osasco.
Em duas décadas, o Borboletário Municipal recebeu milhares de visitantes, principalmente estudantes do município e das cidades vizinhas.
Por ser um importante espaço de educação ambiental, a Prefeitura está revitalizando o Borboletário para atender melhor ao público. A primeira etapa de obras, incluindo o conserto da estrutura metálica de cobertura e a troca completa da tela do viveiro, já foi concluída. Até o final do mês, começa a segunda parte da reforma, beneficiando a casa de criação, que é o laboratório onde são cultivados os ovos e as lagartas que vão dar origem às borboletas.
“A reforma da casa de criação é fundamental para o manejo e multiplicação das borboletas. A probabilidade de as borboletas sobreviverem na natureza seria de apenas 10%, mas no laboratório alcança 80% de sucesso”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ricardo Sousa.
De acordo com a SMAS, o Borboletário possui licença ambiental para criação de quatro espécies: borboleta-da-couve (Ascia Sp), borboleta do manacá (Methona themisto), borboleta-olho-de-coruja (Caligo illioneus) e a borboleta-rosa-de-luto (Heraclides anchisiades).
A comemoração oficial do 20º aniversário do Borboletário de Diadema será transferida para o final do ano, juntamente com os festejos de emancipação do município.
SERVIÇO
Jardim Botânico e Borboletário de Diadema
Rua Ipitá, 193 – Bairro Inamar
Visitas: quarta e quinta, 9h às 11h e das 14h às 16h
Para agendar: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br