BORBOLETÁRIO DE DIADEMA ABRE AS PORTAS PARA COMEMORAR 18º ANIVERSÁRIO
Programação inclui atividades e palestras sobre animais silvestres, borboletas e pets, com profissionais do Museu Catavento, Unifesp, Instituto Mundo Natureza e Prefeitura de Ribeirão Pires
Com 18 anos recentemente completados (em 16 de setembro), o Borboletário de Diadema vai comemorar sua “maioridade” promovendo atividades educativas com especialistas na vida animal. Entre os convidados, está a equipe técnica do Museu Catavento, cujo borboletário foi inspirado no modelo implantado pela Prefeitura de Diadema.
Pioneiro da região metropolitana, o Borboletário de Diadema é reconhecido e prestigiado como um importante centro de pesquisa e estudos científicos sobre a vida das borboletas. Recentemente, o local foi destaque no roteiro de interesse turístico do Programa de Turismo do Sebrae do Grande ABC.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, para facilitar a participação do público na celebração dos 18 anos do Borboletário Municipal, a comemoração vai acontecer no próximo sábado, dia 21, das 13h às 18h.
Sementes da Natureza
O evento “Sementes da Natureza” vai marcar a data. A atividade é aberta ao público em geral e não é necessário fazer inscrição antecipada.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), o Borboletário vai orientar sobre posse responsável para tutores de animais de estimação. O objetivo é promover a consciência do público para o bem estar animal, esclarecendo os deveres e obrigações nos cuidados com os pets.
Outra atração do sábado ficará por conta do Museu Catavento, que vai ensinar a confeccionar terrários, aprofundando o tema “Construção de um Planeta Chamado Seu”.
Na sequência, os visitantes serão surpreendidos com a atividade “Aprendendo a Passarinhar”. Uma aula aberta de observação e bate papo sobre o comportamento das aves, com Yago Henrique, estudante de Ciências Biológicas da Unifesp.
Em seguida, acontecem mais algumas palestras temáticas: “Educação Ambiental”, com o biólogo Tairacan Fonseca, do Instituto Mundo Natureza; “Proteção à Fauna”, com o sub secretário Miguel e a equipe técnica do Departamento de Fauna da Prefeitura de Ribeirão Pires; e “Stefan Bate Papo e Exposição Sobre Aracnídeos e Suas Peçonhas”, com Stefan, estudante da Unifesp.
Para completar a tarde, a programação oferece outra aula aberta: “Unifesp – Projeto Pet”, com a professora Fabiana Casarin.
A finalização do evento será no interior do Borboletário. Na oportunidade, o público será convidado a contemplar a “corte de acasalamento de borboletas da espécie Caligo”, conforme explica o biólogo Sandro Santana, responsável técnico do local.
Nome do Borboletário homenageia antigo servidor da Prefeitura
Embora seja popularmente conhecido como “Borboletário de Diadema”, o nome completo do principal ponto de ecoturismo da cidade é “Borboletário Tropicalista Laerte Brittes de Oliveira”. O título foi uma homenagem póstuma ao primeiro coordenador do então Proesa – Programa Municipal de Educação e Saneamento Ambiental, precursor da atual Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura de Diadema.
Segundo a coordenação do Borboletário de Diadema, o homenageado era servidor público municipal e foi um dos primeiros educadores ambientais da Prefeitura. À época, Laerte protagonizou um vídeo institucional de educação ambiental intitulado “Domingo Com o Inimigo”, produzido pela própria equipe de Comunicação do Paço.
Além de trabalhar na Prefeitura, Laerte era professor de Geografia, na rede estadual de ensino. Infelizmente, o falecimento dele aconteceu quatro meses antes da inauguração oficial do Borboletário.
SERVIÇO
21 de outubro, sábado, das 13h às 18h (Entrada Livre)
“18º Aniversário do Borboletário de Diadema – Sementes da Natureza”
Rua Ipitá, 193 – Inamar /Diadema
Informações: 4059-7619 (horário comercial)