A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO – PARTE 1
Uma das mais tradicionais escolas de São Bernardo do Campo, a E.E. João Ramalho começou em um sobrado que ainda existe e fica entre o prédio do Centro Integrado de Monitoramento e o antigo Terminal São Bernardo. Mas quando ela foi criada?
A Lei 613, de 2 de janeiro de 1950, permitiu a criação de ginásios estaduais em escolas de cidades do interior. Foi assim que foi criado o Ginásio Estadual João Ramalho, em São Bernardo do Campo. Mas só em março de 1952 ela foi instalada. Ficava na Praça Samuel Sabatini, antiga casa de Tereza Delta, que cedeu o imóvel para a instalação da escola. O local está muito diferente de hoje, pelo que se vê nas fotos. Mas, com o tempo e a demanda, o prédio ficou pequeno e um maior começou a ser erguido ao lado. Falaremos sobre essa edificação numa próxima publicação.
1ª foto – 1953. Ginásio Estadual Escola Normal João Ramalho. A escola funcionava na antiga residência de Tereza Delta.
2ª foto – 1953. 1º Ginásio Estadual João Ramalho. Homenagem à primavera. Em pé, atrás da cadeira, o governador Lucas Nogueira Garcez.
3ª foto – 1952. Mais um dia de aula no Instituto de Educação / Escola Normal João Ramalho. Aparecem na foto Tereza Delta, em pé ao lado de uma cadeira, e o governador da época, Lucas Nogueira Garcez.
Fotos do Centro de Memória de S.B.C.
Amanhã tem a parte 2.
#educacao#historiadesbc#saobernardo