A HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ (SEGUNDA PARTE)

A HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ (SEGUNDA PARTE)

Semana passada, contamos a história da construção da antiga Igreja Matriz e da capela que fica em frente. Esta capela era custeada pelos viajantes que passavam pela antiga Estrada Velha, que era caminho para Santos no século XIX e primeira metade do século XX, e depositavam suas ofertas à Nossa Senhora. Tradição que começou com Dom Pedro I.

Após a demolição da antiga Igreja Matriz, uma nova começou a ser construída. A nova Igreja Matriz, idealizada em 1943 durante o paroquiato do padre Jerônimo Angeli, foi projetada pelo engenheiro francês Jacques Pilon, após solicitação de Wallace Simonsen, e posteriormente reestilizada pelo arquiteto Benedito Calixto.

A fachada é inspirada na da Basílica de Santa Francesca Romana, na Itália. O pintor sacro de ascendência catalã Salvador Pujal Sabaté foi o responsável pelas pinturas do batistério e do presbitério.

As obras tiveram início em 1947, no paroquiato do padre Fiorente Elena, e seu término em 1962. Este término tardio é devido a construção da torre, a última a ser construída.

A Torre foi edificada entre 1959 e 1962. A inauguração ocorreu em 9 de setembro de 1962. O espaço foi projetado pelo engenheiro Conrado Bruno Corazza, a pedido do Padre Fiorente Elena. Sua inspiração é a famosa torre da Basílica de São Marcos, em Veneza, e tem cerca de 70m de altura, com treze andares e 7×7 metros em sua base.

Em 1998 ela passou por restauração em suas pinturas, além de uma reforma geral em seu todo, como sacristia, secretaria, teto, vitrais, iluminação, entre outros itens.

Uma observação. Em 1904, a Congregação dos Padres Carlistas (Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos), criada na Itália em 1887 por João Batista Scalabrini, passou a dirigir a paróquia, fato que acontece até os dias de hoje.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Centro de Memória de S.B.C., Wikipédia, IBGE (Beltran Asêncio) e Cúria Diocesana de Santo André.

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo