A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE METODISTA, A PRIMEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE METODISTA, A PRIMEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

A história da Universidade Metodista começa fora do Brasil, com a atuação da Igreja Metodista na fundação da primeira instituição de ensino metodista, a Kingswood School, na Inglaterra, em 1748.

Em 1938, foi implantada a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. À época, a Igreja Metodista acabara de fundir dois centros de ensino teológico, localizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Entre 1940 e 1942, a faculdade se instalou no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. Em junho de 1942, foi transferida para o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, local que está até hoje.

Antes mesmo da transferência, em 1940, a faculdade adquiriu um terreno do Laboratório Paulista de Biologia S/A, entre a Rua do Sacramento e a Via Anchieta, para a construção da faculdade e da residência para os professores. Entre as construções estava o Edifício Alfa, que começou a ser construído em 1941 e terminado em 1947. Serviu de dormitório e refeitório. Na administração do Dr. Walter Harvey Moore, o prédio também serviu como administração, salas de aula, biblioteca e capela. Em 1942, se iniciou o primeiro ano letivo de Teologia no prédio inacabado.

Em 1953, o reitor da faculdade, Reverendo Nathanael Inocêncio do Nascimento, pensando em uma futura universidade evangélica, projetou um conjunto de edifícios para um grande campus universitário. Parte dessas edificações foi efetivamente construída e trata-se do que são hoje os edifícios Beta e Gama, os seis primeiros apartamentos para casados da Faculdade de Teologia (Edifício Suzana Wesley), os sobrados e o templo.

Para aliviar a igreja dos custos de manutenção com a Faculdade, foi proposta a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), em 1970, mas só autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 26/6/1971. Com a Faculdade de Ciências Humanas, iniciou-se aulas com 373 alunos no velho prédio, devidamente adaptado para a nova finalidade. A área do antigo campo de futebol da Fatel seria usada para a construção dos novos prédios, entre eles o Edifício Delta, e da praça central do campus. Edifício Delta que abrigou os primeiros cursos de Ciências Humanas e Comunicação, junto aos então pioneiros Estúdios de Rádio e TV. Além do Delta, foram construídos os edifícios Sigma, Omicron e Lambda. Também foi construído um Ginásio de Esportes. Em 1975, passou a sediar o setor de Psicologia Aplicada. Em 1996, o Edifício Alfa foi reintegrado à Faculdade de Teologia e se transformou no Centro de Memória Histórica da Igreja Metodista, além de abrigar setores administrativos e pedagógicos. Em 1997, a instituição foi transformada em Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), ampliando o número de faculdades e cursos oferecidos.

Hoje, a Metodista possui três campi em São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vergueiro, Planalto).

O Edifício Alfa foi tombado por força da Lei Municipal nº 2.927, de 9 de setembro de 1987, pelo seu valor histórico. Foi o primeiro edifício a ser erguido no Campus Universitário e o primeiro a ser construído para o ensino superior em São Bernardo do Campo.

A história da Universidade Metodista se confunde, não só com a história do bairro de Rudge Ramos, mas com a da cidade de São Bernardo do Campo.

Fontes: site da Universidade Metodista de São Paulo, site da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Foto 1 – Década de 40. Área onde hoje fica a Universidade Metodista de São Paulo. Ao fundo se vê o Edifício Alfa e as residências dos professores. Foto 2 – Década de 40. Pedra fundamental para a construção do Edifício Alfa. Foto 3 – Década de 50. Uma das residências dos professores. Foto 4 – 1947. Construção de um novo anexo ao Edifício Alfa. Foto 5 – 1969. Maquete do conjunto de edifícios para um grande campus universitário. Foto 6 – 1969 – Maquete do templo e salão nobre. Foto 7 – Década de 70. Construção do Edifício Gama. Ao fundo a Rua do Sacramento. Foto 8 – Década de 80 – Portaria na Rua do Sacramento. Ao fundo se vê o Edifício Suzana Wesley. Foto 9 – Década de 70. Praça Central do Campus. Foto 10 – Década de 90. Letreiro da Universidade no Edifício Gama. Foto 11 – Década de 2000. Edifício Alfa iluminado à noite. Foto 12 – 2010. Foto aérea do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.