A HISTÓRIA DO CASTELINHO JANDAIA: UM LOCAL REPLETO DE MEMÓRIAS E MISTÉRIOS EM SBC

A HISTÓRIA DO CASTELINHO JANDAIA: UM LOCAL REPLETO DE MEMÓRIAS E MISTÉRIOS EM SBC

O Castelinho Jandaia é um lugar pouco conhecido, situado na divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Diadema, próximo à Represa Billings. Este local possui muitas histórias para contar, desde festas com personalidades da política, barões do café e aristocratas da alta sociedade paulistana, até artistas e monarcas estrangeiros. O Castelinho Jandaia, erguido em 1907, foi também refúgio para presidente e governador do Estado e palco de reuniões políticas e militares no Parque Jandaia.

Com 7.000 m², o imponente castelo foi construído por Frederico de Souza Queiroz e recebeu importantes figuras políticas, como o presidente Getúlio Vargas e o governador Adhemar de Barros. O local foi palco de reuniões para discutir e planejar a Revolução Constitucionalista de 1932 e serviu de base para a campanha “Ouro Para o Bem de São Paulo”, destinada a levantar recursos para financiar o movimento de insurreição dos paulistas que exigia a convocação de uma Assembleia Constituinte, prometida por Vargas em sua campanha pela Aliança Liberal e na Revolução de 1930.

Entretanto, a história mais intrigante e misteriosa sobre o Castelinho Jandaia envolve a passagem de uma mulher que se dizia ser a princesa russa Anastácia Romanov, filha do czar Nicolau II e Alexandra Feodorova. Acredita-se que ela tenha morado no castelo durante cerca de um ano durante a Segunda Guerra Mundial, antes de partir para os Estados Unidos. Anastácia afirmava ter fugido para a Alemanha após a execução de sua família pelos revolucionários comunistas em julho de 1918, onde teria recebido abrigo do imperador Guilherme II, primo de seu pai.

Atualmente, o Castelinho Jandaia é alugado para festas de casamento e eventos.

Fotos: Centro de Memória de S.B.C.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo