A ORIGEM DO MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

A ORIGEM DO MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Em agosto de 2023, São Bernardo do Campo comemora 470 anos. No entanto, a história de sua emancipação é um capítulo mais recente da narrativa.

De 1889 a 1938, São Bernardo englobava todos os atuais municípios do Grande ABC. A área correspondente ao atual município de São Bernardo do Campo era conhecida como Vila de São Bernardo, razão pela qual a atual estação Santo André prefeito Celso Daniel era originalmente denominada Estação São Bernardo.

Na década de 1930, a estação de trem foi renomeada para Santo André, em referência à Vila de Santo André da Borda do Campo, que data de 1553. Em 1938, Ademar de Barros, então interventor estadual, assinou um decreto transferindo a sede do município de São Bernardo para Santo André. A antiga Vila de São Bernardo, por consequência, foi rebaixada ao status de distrito.

Um marco importante na luta pela retomada da autonomia de São Bernardo na década de 1940 foi o Bar Expresso, localizado na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Dr. Flaquer (na foto como Bar e Restaurante Cruzeiro). Este local era um ponto de encontro para comerciantes, políticos e industriais, como Wallace Simonsen, Armando Setti e Pery Ronchetti. O prédio também abrigava, no segundo andar, o Esporte Clube São Bernardo, dirigido por Pietro Henry, proprietário do imóvel.

Em 1° de Janeiro de 1945, São Bernardo recuperou sua condição de município, agora com o acréscimo “do Campo” ao nome, para diferenciar-se de outro município chamado “São Bernardo”, localizado no Maranhão.

Atualmente, o edifício que outrora abrigava o Bar Expresso é uma loja de roupas infantis, enquanto o segundo andar se transformou em um restaurante popular.

Uma nota curiosa sobre o local: a esquina era conhecida como “esquina do pecado”, pois era um lugar onde os jovens costumavam “flertar” com as estudantes que iam e voltavam do Colégio São José, localizado na Rua Dr. Fláquer.

A foto que ilustra essa história, datada da década de 40, pertence ao acervo do Centro de Memória de S.B.C.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.