AÇÃO EM SÃO BERNARDO TRAÇA LINHA DE CUIDADOS PARA PESSOAS COM TEA, EM MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

AÇÃO EM SÃO BERNARDO TRAÇA LINHA DE CUIDADOS PARA PESSOAS COM TEA, EM MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Workshop reúne representantes de diferentes secretarias municipais para começar a elaboração de trabalho voltado a pessoas de todas as idades que estão dentro do espectro autista

Com objetivo de tornar São Bernardo uma cidade cada vez mais inclusiva, uma das premissas do governo do prefeito Marcelo Lima, a Prefeitura vai promover, nos dias 2, 3 e 4 de abril, o workshop “Linha do Cuidado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Um novo olhar para o cuidado e inclusão”. Com abertura no Teatro Elis Regina, a atividade contará com a participação de representantes de diferentes secretarias municipais e será o início da construção de uma linha de cuidados para pessoas de todas as idades que estão dentro do espectro autista. Em fases posteriores, a construção vai contar com a participação da sociedade civil.

A ação integra a agenda do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Após a abertura no Teatro Elis Regina, as demais atividades serão realizadas na Universidade São Judas. O evento envolve, além da Secretaria de Saúde, as pastas de Educação, Cultura, Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, do Ministério Público e terá palestras e a formação de grupos de trabalhos, que vão discutir, do ponto de vista técnico, quais são as melhores práticas e o que existe de tecnologias que podem ser incorporadas à linha de cuidados de pessoas com TEA.

O prefeito Marcelo Lima destacou que seu governo tem atuado, em diferentes frentes, buscando ofertar o melhor serviço público para a população. “Cada vez mais as pessoas aprendem sobre TEA e sobre a realidade das pessoas com TEA. A saúde, educação, cultura, geração de emprego, tudo no governo tem que estar preparado para receber esse munícipe e a sua família”, afirmou o chefe do Executivo. O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr Jean Gorinchteyn, ressaltou que esse evento será um divisor de águas nas políticas públicas para pessoas que estão no espectro autista. “Será um momento para discussão, aprendizado e evolução, com certeza”, pontuou.

“Será um intenso trabalho que vai envolver revisão bibliográfica, análise de estudos, entendimento do que a rede já tem para ofertar e o que é preciso criar, em uma ação realmente inédita e feita a muitas mãos”, explicou a diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Secretaria de Saúde, Rosangela Elias. “Apesar de termos um equipamento específico para atender esse público, o TEAcolhe, é preciso que todo o governo esteja informado, preparado e capacitado para atender as pessoas com TEA”, destacou Rosangela. “Vamos construir um grande documento norteador, após discussões em grupos de trabalho sobre as evidências científicas, sobre acolhimento e cuidado, as bases legais já existentes, enfim, um trabalho amplo para a gente poder ofertar o que há de melhor em termos de cuidado, de promoção de autonomia e de inclusão”, completou.

PARTICIPAÇÃO – A proposta é que o documento que for originado deste evento seja debatido com a sociedade civil, que também vai poder fazer sugestões e contribuições. “O resultado desse trabalho conjunto entre os profissionais da rede de saúde, as famílias, será uma linha de cuidados pensada e construída a muitas mãos, que vai ser a espinha dorsal da política pública para pessoas com TEA na nossa cidade”, finalizou.

Serviço:

Workshop “Linha do Cuidado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Um novo olhar para o cuidado e inclusão”
De 2 a 4 de abril

02/04/2025 – Abertura | Teatro Elis Regina
Av. João Firmino, 900 – Assunção
A partir das 18h

03 e 04/04/2025 – Oficinas Temáticas e Encerramento| Universidade São Judas
Av. Pereira Barreto, 1479 – Baeta Neves
Das 8h até 17h

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.