AÇÃO INTEGRADA DE VACINAÇÃO E SAÚDE BUCAL É REALIZADA NO TEACOLHE, EM SÃO BERNARDO

Pacientes foram avaliados e encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas; vacinas foram aplicadas também nos responsáveis e trabalhadores do equipamento
Reforçando a atuação integrada no atendimento à saúde da população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 22 e 24 de julho ação de vacinação e avaliação de saúde bucal no TEAcolhe, ambulatório de atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nos dois dias, foram avaliados 72 crianças e adolescentes, dos quais 32, ou 45%, foram encaminhados para atendimento em um dos três CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas). Também foram aplicadas 37 vacinas.
O pequeno Ramon Faris Aguera Galdeano, de 4 anos, passou por avaliação com as especialistas dos CEOs e tomou a vacina contra a gripe. A mãe, Samanta Faris, 48 anos, aprovou a ação conjunta. “É bom ter tudo isso junto em um ambiente que ele já conhece, já está familiarizado, foi muito bom”, afirmou. Douglas Paes de Souza, 35, pai de Davi Emanuel Oliveira, 4, também ficou satisfeito. “É muito bacana e dá mais atenção para as crianças”, opinou.
A coordenadora do TEAcolhe, Renata da Silva Pinto, explicou que muitas vezes as famílias se focam tanto em ofertar as terapias aos filhos, que o acompanhamento na atenção básica, por vezes, acaba não sendo realizado. “É importante essa avaliação, o encaminhamento para os serviços e que eles se apropriem também do atendimento nas UBSs”, pontuou.
ATIVIDADE – A ação foi promovida pela primeira vez no TEAcolhe. Nos dias 24 e 26 de junho, atividade semelhante foi realizada no CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), e foram avaliadas 119 crianças, das quais 53 foram encaminhadas para um dos três CEOs do município. Também foram aplicadas 84 doses de vacinas.
“É uma parceria dos Departamentos de Atenção Especializada, de Atenção Básica e Gestão do Cuidado e de Atenção à Saúde e Vigilâncias, da Secretaria de Saúde”, explicou a integrante do apoio técnico do Departamento de Atenção Básica, Rosana Maimeri. “Nosso objetivo é olhar o paciente de forma integral, com múltiplas abordagens. A proporção de pessoas encaminhadas aos CEOs nos mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.