ASSISTENTES SOCIAIS: PILARES DE APOIO NA CIDADE DE SÃO BERNARDO NO DIA NACIONAL DE RECONHECIMENTO

ASSISTENTES SOCIAIS: PILARES DE APOIO NA CIDADE DE SÃO BERNARDO NO DIA NACIONAL DE RECONHECIMENTO

Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Assistente Social, um profissional que tem se tornado cada vez mais essencial para a sociedade, especialmente durante a pandemia da Covid-19. Em São Bernardo, a atuação desses profissionais, em conjunto com as políticas públicas municipais, tem sido imprescindível para garantir melhores condições de vida para a população, principalmente para os mais vulneráveis.

O trabalho do assistente social envolve ouvir histórias, entender as estratégias de sobrevivência das famílias e auxiliar no processo de fortalecimento e autonomia dos indivíduos por meio da busca por seus direitos. Adriana de Carmo Moreira, assistente social há 18 anos e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alvarenga/Batistini, descreve: “Trabalhamos na capacidade protetiva das famílias, orientando sobre os benefícios existentes, tanto federais, estaduais quanto municipais, e como acessá-los, seja em relação à segurança alimentar, educação, saúde, assessoria jurídica”.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, reconhece a importância dos assistentes sociais em vários setores como a Assistência Social, Saúde, Habitação e Educação. “A Constituição determina que a Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado e, aqui em São Bernardo, fazemos valer esse direito. Graças ao trabalho do assistente social, somado à atuação de outros profissionais e de todas as políticas públicas da Prefeitura, é possível que a nossa população tenha esse ponto de apoio para acessar os serviços públicos disponíveis e melhorar a sua realidade”, afirma o prefeito.

A população também valoriza o trabalho desses profissionais. Maria Gonçalo Oliveira dos Santos, monitora de transporte escolar e moradora do Sítio Bom Jesus, destaca: “Cheguei do Piauí só com uma mochilinha e, se não fosse o trabalho das assistentes sociais, não sei o que teria sido de mim. Elas enxergaram a minha situação e me ajudaram a ir atrás de tudo o que eu precisava”.

O Dia Nacional do Assistente Social em São Bernardo é, portanto, um momento de reconhecer a importância desses profissionais que trabalham incansavelmente para garantir os direitos dos cidadãos e ajudar a construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo