ATIVIDADES CAPACITAM PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM SALAS DE VACINA DE SÃO BERNARDO

Iniciativa de formação visa aprimorar trabalho das equipes e intensificar as estratégias de busca ativa para ampliação da cobertura vacinal na cidade
Cerca de 120 profissionais que atuam nas salas de vacina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo participaram, nesta sexta-feira (12/09), de atividades de capacitação. No auditório da Faculdade de Direito São Bernardo, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e profissionais dos núcleos de Vigilância das UBSs acompanharam palestras sobre vacinas contra a dengue, bronquiolite, febre amarela e HPV, entre outros assuntos debatidos.
O diretor da Seção de Vigilância de Enfermidades Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Renan Mota, explicou que essa atividade é realizada, em média, a cada dois meses, e tem como objetivo aprimorar atuação das equipes e intensificar as estratégias de busca ativa para ampliação da cobertura vacinal. “É um momento importante para podermos atualizar as diretrizes e procedimentos de sala de vacina com a nossa equipe operacional”, destacou.
Nesses encontros são repassadas notas e documentos técnicos, boletins informativos, incorporação de novas vacinas, atualização de registros, entre outras atualizações. “A vacina é um medicamento muito específico e para poder manipular e administrar esse medicamento o profissional precisa de uma qualificação específica. Isso é mais segurança para o trabalhador e para a população, que pode contar com profissionais mais bem preparados”, completou Mota.
AÇÕES – O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, sustentou que ações de formação e qualificação como essa fazem parte da rotina de todas as equipes que atuam nos equipamentos de saúde da rede municipal da cidade. “A saúde de São Bernardo está sempre se destacando na região, no Estado de São Paulo e no Brasil, graças aos excelentes profissionais que temos nos nossos quadros, e nós estamos sempre empenhados em mantê-los atualizados e capacitados para atender cada vez melhor a nossa população”, salientou.