AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE 1º PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO EM SÃO BERNARDO

Encontro para debater etapa inicial de produção do documento será na próxima quinta-feira (15/5), das 18h30 às 20h30, no auditório da Pinacoteca; moradores podem dar sugestões

A Prefeitura de São Bernardo promove no dia 15 de maio, próxima quinta-feira, audiência pública para discussão do primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana da história da cidade, que completa 472 anos em agosto. O encontro será realizado das 18h30 às 20h30, no auditório da Pinacoteca (Rua Kara, 105, Jardim do Mar), e será uma oportunidade para a população colaborar na construção do plano, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

A audiência tem como finalidade debater a etapa inicial de elaboração do projeto, incluindo a caracterização do município e diagnóstico, com exposição técnica sob responsabilidade de consultoria contratada. Em seguida, o encontro será aberto à participação do público, que poderá apresentar perguntas, sugestões e manifestações orais.

“A participação da população na audiência pública é fundamental para ajudar a gestão a construir o melhor Plano Diretor de Arborização para a nossa cidade, que, aliás, será o primeiro da história. Temos de fazer o melhor para preparar a São Bernardo do futuro para ser também referência na questão ambiental. O debate é o caminho mais seguro para se errar menos”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.


OBJETIVO

O Plano Diretor de Arborização Urbana tem como objetivo definir diretrizes e estratégias para a implantação, manejo e conservação da arborização, visando:

  • Aumentar a resiliência urbana diante das mudanças climáticas
  • Qualificar a paisagem urbana
  • Melhorar a qualidade de vida da população

AÇÃO

O documento de 60 páginas define diretrizes como:

  • Conhecer e quantificar a cobertura arbórea do município
  • Ampliar, monitorar e qualificar a arborização urbana
  • Estabelecer áreas prioritárias para arborização
  • Promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano
  • Ampliar a participação popular na manutenção e preservação das áreas verdes

Entre os dados levantados pelo Consórcio MaisVerde, estão:

  • Número de árvores em 2008: 108 mil
  • Número de árvores em 2024: 135.640
  • Mapeamento por bairros, espécies e condições (poda drástica, galhos secos, conflito com rede elétrica, danos a calçadas)

“Hoje, árvores urbanas são vistas como solução para a construção de uma cidade resiliente. Um novo olhar sobre a vegetação urbana é urgente diante da agenda das mudanças climáticas”, avaliou a secretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.


PARTICIPAÇÃO

Os interessados podem:

📄 Acessar os documentos a serem discutidos na audiência:
https://drive.google.com/drive/folders/1A0i0RqP8Pk-Yu2NJLL5v_4Iz1B2dyfwn

📝 Responder ao questionário de percepção da arborização urbana:
https://forms.office.com/r/6N4TX6fkuR

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.