BRASIL ALCANÇA 5 MIL SUPERDOTADOS E ENTRA NO TOPO DO RANKING GLOBAL DE ALTO QI

Últimas

BRASIL ALCANÇA 5 MIL SUPERDOTADOS E ENTRA NO TOPO DO RANKING GLOBAL DE ALTO QI

Segundo a Mensa Brasil, país ocupa a sexta colocação no mundo, empatado com o Japão

Abril de 2025 – O Brasil atingiu a marca de 5 mil pessoas identificadas com superdotação intelectual, segundo levantamento da Mensa Brasil, entidade afiliada à Mensa Internacional, maior organização de alto QI do mundo. Entre os mapeados, estão 1,9 mil crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos.

Com isso, o Brasil empata com o Japão na sexta posição do ranking global da Mensa. Os Estados Unidos lideram com 43 mil identificações, seguidos por Ilhas Britânicas (17 mil), Alemanha (16 mil), Suécia (7,2 mil) e República Tcheca (6 mil).

No Brasil, os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) lideram entre os superdotados identificados, com 1.585 pessoas. Em seguida aparecem a Geração Alpha (1.468), Geração X (889), Geração Y (798), Baby Boomers (98) e Geração Silenciosa (5).

Apesar do avanço, os números revelam um desafio. Segundo o Censo Escolar 2024, apenas 44 mil alunos com altas habilidades estão matriculados na rede de ensino, enquanto a estimativa é que 5% da população brasileira – ou cerca de 10,7 milhões de pessoas – tenha superdotação.

Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Mensa Brasil, destaca que a baixa identificação é reflexo da falta de políticas públicas voltadas ao tema. “Há uma grande lacuna no interior do País, com mais de 2,8 mil municípios sem nenhum aluno superdotado identificado”, afirmou. A entidade defende mais investimentos em programas de identificação e atendimento especializado.

A Mensa Brasil atua desde 2002 com foco na promoção da inteligência como ferramenta de desenvolvimento social, promovendo testes e mobilizações em todo o território nacional.

#educacaoespecial #altashabilidades #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.