CÂMARA MUNICIPAL TRAZ NOVIDADES (2025-2028)

CÂMARA MUNICIPAL TRAZ NOVIDADES (2025-2028)

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo passou por uma renovação inesperada de 32%, com algumas novidades que merecem destaque.

O PT reelegeu toda a sua bancada de três vereadores (Ana do Carmo, Getúlio do Amarelinho e Ana Nice) e conquistou mais uma cadeira com Ananias. Destaque para Ana do Carmo, que acumula 10 mandatos consecutivos: quatro como vereadora e quatro como deputada estadual. Ela retornou à Câmara em 2020 para o quinto mandato, que agora termina, e foi reeleita para o sexto. Ana do Carmo se destaca como a mulher com mais mandatos na história do ABC, superando mais uma vez o poder econômico de seus adversários. Recentemente, ela não foi incluída na propaganda estadual do PT, que apresentava mulheres com mandato, fato que até hoje não foi explicado.

A FEDERAÇÃO PSDB-CIDADANIA de Alex Manente elegeu cinco vereadores, trazendo duas novidades: João Viana, candidato apoiado por Alex Manente, e Shell Gomes, que conquistou a tão esperada cadeira. Pery Cartola foi o mais votado, com a legenda tendo dois dos três vereadores mais votados, ambos com mais de 9 mil votos.

A DIREITA manteve Lucas Ferreira (PL) e ganhou o reforço de Nina Braga, ligada ao clã Bolsonaro. Ambos estão na esfera de influência de Alex Manente. Também é importante observar o comportamento futuro de Watanabe, do PRTB, que está alinhado com Marcelo Lima.

No PODER RELIGIOSO, a Igreja Universal manteve seu representante, Bispo João Batista, que está na esfera de influência de Orlando Morando. Luana Eloá, que além de ser mãe atípica e defensora da causa, recebeu apoio da Igreja Mundial do Apóstolo Valdemiro Santiago e também conquistou uma cadeira.

O futuro presidente da Câmara dependerá do resultado do segundo turno. Se Alex Manente vencer, Pery Cartola pode reassumir a presidência do legislativo. Caso Marcelo Lima vença, Ivan Silva, Fran Silva e Danilo Lima são os nomes cotados para o cargo.

AS BANCADAS

Marcelo Lima sai na frente com 12 vereadores eleitos para a nova legislatura. Alex Manente tem a segunda maior bancada, com 8 vereadores, enquanto Orlando Morando e Luiz Fernando contam com 4 vereadores cada.

UM NOVO GOVERNO

Em caso de vitória de Marcelo Lima, a governabilidade será mais tranquila, pois ele precisaria de apenas três parlamentares para alcançar a maioria. Por outro lado, um eventual governo de Alex Manente enfrentaria maiores desafios, necessitando conquistar o apoio de sete parlamentares para formar maioria, o que promete negociações mais intensas.

Eleições2024 #PolíticaSBC #SaoBernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.