CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA AUTISTAS ULTRAPASSA 2,5 MIL EMISSÕES NA REGIÃO DO ABC

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA AUTISTAS ULTRAPASSA 2,5 MIL EMISSÕES NA REGIÃO DO ABC

O Governo de São Paulo atingiu um marco importante na região do ABC com a emissão de 2.554 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), beneficiando diretamente indivíduos autistas e suas famílias. Este avanço representa um passo significativo na promoção da inclusão social e no acesso aos direitos garantidos por legislação específica.

Desde seu lançamento, a iniciativa tem facilitado a vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o estado, com um total de 40 mil carteiras já emitidas. A CipTEA é reconhecida em serviços públicos e privados, proporcionando benefícios como atendimento prioritário e acesso a filas preferenciais, entre outros.

O sucesso desse projeto reflete o comprometimento do governo estadual com políticas públicas eficazes direcionadas à inclusão das pessoas com deficiência. Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância da CipTEA como uma ferramenta de cidadania, promovendo o reconhecimento e o respeito às necessidades dos autistas.

Para solicitar a CipTEA, os interessados podem acessar o portal online ciptea.sp.gov.br ou visitar uma das 26 unidades do Poupatempo espalhadas pela capital, interior e litoral do estado. Esta facilidade de acesso é um esforço da Prodesp – Companhia de Tecnologia do Governo de São Paulo –, em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

A criação da Carteira da Pessoa Autista está em conformidade com a Lei Federal 13.977/20 e a Lei Estadual 17.651/23, evidenciando o esforço contínuo do Governo de São Paulo em apoiar a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência através de políticas públicas integradas.

inclusão #direitos #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.