ESTADO DE SÃO PAULO JÁ EMITIU MAIS DE 50 MIL CARTEIRAS DA PESSOA AUTISTA

ESTADO DE SÃO PAULO JÁ EMITIU MAIS DE 50 MIL CARTEIRAS DA PESSOA AUTISTA

Documento oficial de identificação reforça a garantia de direitos previstos em lei para pessoas autistas

Um ano após o lançamento, o Governo de São Paulo atingiu a marca de 50 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). O documento facilita a identificação da pessoa autista nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.

Só neste ano, de janeiro a abril, foram 17,1 mil emissões, com uma média de 140 por dia. No ano passado, de abril – quando o documento foi lançado – a dezembro, foram 33,2 mil, com uma média diária de 120.

“Atingir a marca de 50 mil carteiras emitidas é um marco significativo em nosso compromisso contínuo com a inclusão e a acessibilidade. Este documento é uma ferramenta vital para o reconhecimento e a garantia dos direitos das pessoas autistas, facilitando a identificação e o acesso aos serviços com a dignidade que todos merecem. Continuaremos trabalhando para assegurar que cada indivíduo no espectro autista em nosso estado tenha sua identidade respeitada e seus direitos plenamente atendidos”, reforça o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a CipTEA pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br, uma iniciativa da Prodesp – Companhia de Tecnologia do Governo de São Paulo –, ou presencialmente nos mais de 240 postos do Poupatempo, nos serviços eletrônicos.

Além disso, o Estado dispõe de 27 unidades do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado (confira aqui a relação dos postos). Estes postos contam com salas sensoriais, que são espaços silenciosos de acolhimento para pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços foram criados para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço dispõe de jogos e brinquedos educativos, e bola de pilates.

Identificação veicular TEA

O Governo de São Paulo lançou, em celebração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, um selo de identificação para que pessoas autistas possam utilizar em seus veículos.

A emissão da identificação veicular é concedida mediante vinculação à CipTEA, pelo portal ciptea.sp.gov.br. O adesivo também contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”, e pode ser colado no vidro traseiro do carro a fim de promover empatia no trânsito.

Confira abaixo o passo a passo para emitir o Selo de Identificação Veicular:

Para quem já possui a CipTEA:

1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR;

2) Clique em “cadastrar veículo”

3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;

4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.

Para novos beneficiários CipTEA:

1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário;

2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;

3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;

4) Preencha os dados do cuidador/responsável;

5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo;

6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;

7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis);

8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular.

foto: freepik

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo