CHUVA EM JANEIRO BATE RECORDE EM REGIÕES DO ESTADO DE SP

CHUVA EM JANEIRO BATE RECORDE EM REGIÕES DO ESTADO DE SP

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, as fortes chuvas de janeiro ultrapassaram as expectativas nas regiões Sul, Nordeste, Centro, Oeste e Metropolitana da Capital. Por exemplo, em Apiaí, na região Sul, choveu 340,6mm, enquanto a previsão era de 152,9mm.

Na região Nordeste, Sumaré registrou 416,4mm de chuva, Campinas 382,1mm e Marília, na região central, 345,6mm. Presidente Prudente, na região Oeste, teve acumulado de 301,6mm e na Capital Paulista, 72% da quantidade prevista foi registrada. A maior quantidade de chuva na capital ocorreu entre 31 de janeiro às 18h e 1 de fevereiro às 6h, com 68mm registrados.

José Alexandre da Costa Galvão, do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, apontou o corredor de umidade vindo da Amazônia e a aproximação da frente fria como alguns dos fatores que contribuíram para a intensidade das chuvas. A Defesa Civil registrou 106 incidentes que afetaram 83 municípios em janeiro e enviou equipes de avaliação de danos.

A Operação Chuvas de Verão, que começou em 1º de dezembro de 2022, ofereceu ajuda humanitária, incluindo colchões, cestas básicas, cobertores, kits de limpeza e higiene pessoal e lonas para 18 municípios.

O governo de São Paulo já liberou R$ 11 milhões para obras recuperativas e planeja liberar mais R$ 14 milhões. O relatório do CGE desta quinta-feira indica que fevereiro terá menos chuva do que janeiro.
Foto Agência Brasil

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo