Inaugurada em 2010, unidade de saúde nunca havia ofertado atendimento especializado de urgência e emergência para crianças e adolescentes; demanda do PPA foi atendida em dois dias

A dona de casa Waléria da Silva Oliveira, de 39 anos, procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Riacho Grande dois dias seguidos, em cada um deles, levando uma das filhas. Nesta sexta-feira (9/1), quem passou em consulta foi a pequena Ester da Silva Oliveira, 9 anos, que tem bronquiolite. Até 7 de julho de 2025, Waléria teria que se deslocar com as filhas até outra unidade, uma vez que a que está mais próxima da sua residência não contava com atendimento pediátrico. Mas apenas dois dias após audiência do PPA (Plano Plurianual), o prefeito Marcelo Lima atendeu à reivindicação da população e, desde então, já foram 5.447 pacientes atendidos.

Inaugurada em 2010, a UPA Riacho Grande contava, até 6 de julho, apenas com atendimento de médicos clínicos gerais. Esses profissionais estão aptos a atender também crianças e adolescentes, mas passar em consulta com um especialista proporciona mais segurança para as famílias. “Foi uma iniciativa nota dez”, afirmou Waléria. “O atendimento aqui é muito bom e facilita muito termos esse profissional nessa unidade que é mais perto da nossa casa. Ajuda não apenas a mim, mas a todas as famílias aqui da região”, completou.

RÁPIDO – O vigilante Leandro Luis Barbosa, 39, também levou nesta sexta-feira seu filho Renan Luis Alves Barbosa, 11 anos. Como a família conta com convênio médico, essa foi a primeira vez que o adolescente foi atendido na UPA. “Não sabia que antes não tinha atendimento de pediatria. Normalmente ele passa em São Bernardo, mas ter essa opção mais próxima facilita bastante”, destacou. Barbosa também elogiou o atendimento. “Foi melhor do que eu esperava, achei o atendimento rápido, foi uma maravilha”, completou.

A médica Beatriz Bergamo atende como uma das plantonistas que atuam na UPA do Riacho, além de trabalhar também na unidade do Rudge Ramos. “Atendo aqui há cerca de quatro meses e recebo muitas famílias que demonstram surpresa, porque nem sabiam que agora a UPA fazia esse atendimento pediátrico”, contou. “No geral, elas estão muito felizes, porque foi uma grande ajuda. O fato delas não terem que se deslocar, com as crianças que não estão bem, deixou todos muito satisfeitos”, pontuou.

ESPECIALIZADO – O gerente da UPA Riacho Grande, Dr. Edson Isidro, destacou que além de um atendimento especializado, ter na unidade um profissional que atende esse público aumentou o acesso de crianças e adolescentes ao serviço. “Nem toda família tem condições de pagar um transporte por aplicativo, ou mesmo o ônibus, e poder ser atendido aqui na região onde elas moram é um importante ganho”, concluiu. Ele lembrou que a demanda por atendimento pediátrico foi apresentada pela população da região durante assembleia do PPA, quando moradores puderam sugerir ações para seus bairros. “A reunião foi no sábado, dia 5 de julho, e dia 7, segunda-feira, às 7h da manhã, nós já iniciamos o atendimento.”

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.