COM PLANO DE DRENAGEM, CONSÓRCIO ABC BUSCA RECURSOS ESTADUAIS PARA OBRAS CONTRA ENCHENTES

COM PLANO DE DRENAGEM, CONSÓRCIO ABC BUSCA RECURSOS ESTADUAIS PARA OBRAS CONTRA ENCHENTES

Governador Tarcísio de Freitas anunciou verba para projetos de drenagem em todo o Estado

Diante das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas anunciou na segunda-feira (3/2) apoio aos municípios para medidas que reduzam os impactos dos extremos climáticos. Com o Plano de Macro e Microdrenagem em mãos, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC se coloca como candidato a receber esses recursos estaduais.

O governo paulista disponibilizará R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para projetos e obras de drenagem. Além disso, a Desenvolve SP oferecerá linhas de crédito para investimentos em infraestrutura resiliente, garantindo mais segurança à população e continuidade dos serviços essenciais diante das chuvas.

O anúncio ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, durante reunião com 53 prefeitos, incluindo o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, e os chefes dos Executivos de Santo André, Gilvan Júnior; Diadema, Taka Yamauchi; Ribeirão Pires, Guto Volpi; e Rio Grande da Serra, Akira Auriani.

A entidade regional pretende usar seu plano de drenagem como base para solicitar recursos estaduais. Esse mesmo estudo apontou a construção do Piscinão Jaboticabal como a obra de maior impacto no combate às enchentes. Atualmente em andamento, o projeto foi destravado pelo Estado em março de 2019 após fortes chuvas na região.

Além disso, o Consórcio ABC já articula com o governo estadual a elaboração de um novo plano de drenagem, que poderá incluir novas tecnologias e intervenções para enfrentar as mudanças climáticas.

“A atuação do Consórcio ABC tem sido essencial para a criação de soluções eficazes. Graças a esse planejamento conjunto, conseguimos não apenas antecipar medidas preventivas, mas também fortalecer a busca por investimentos que garantam a segurança da população”, afirmou Marcelo Lima.

Para avançar nas negociações, a entidade já organiza uma visita da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, à região.

#Infraestrutura #MeioAmbiente #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.