COM PLANO DE DRENAGEM, CONSÓRCIO ABC BUSCA RECURSOS ESTADUAIS PARA OBRAS CONTRA ENCHENTES
Governador Tarcísio de Freitas anunciou verba para projetos de drenagem em todo o Estado
Diante das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas anunciou na segunda-feira (3/2) apoio aos municípios para medidas que reduzam os impactos dos extremos climáticos. Com o Plano de Macro e Microdrenagem em mãos, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC se coloca como candidato a receber esses recursos estaduais.
O governo paulista disponibilizará R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para projetos e obras de drenagem. Além disso, a Desenvolve SP oferecerá linhas de crédito para investimentos em infraestrutura resiliente, garantindo mais segurança à população e continuidade dos serviços essenciais diante das chuvas.
O anúncio ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, durante reunião com 53 prefeitos, incluindo o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, e os chefes dos Executivos de Santo André, Gilvan Júnior; Diadema, Taka Yamauchi; Ribeirão Pires, Guto Volpi; e Rio Grande da Serra, Akira Auriani.
A entidade regional pretende usar seu plano de drenagem como base para solicitar recursos estaduais. Esse mesmo estudo apontou a construção do Piscinão Jaboticabal como a obra de maior impacto no combate às enchentes. Atualmente em andamento, o projeto foi destravado pelo Estado em março de 2019 após fortes chuvas na região.
Além disso, o Consórcio ABC já articula com o governo estadual a elaboração de um novo plano de drenagem, que poderá incluir novas tecnologias e intervenções para enfrentar as mudanças climáticas.
“A atuação do Consórcio ABC tem sido essencial para a criação de soluções eficazes. Graças a esse planejamento conjunto, conseguimos não apenas antecipar medidas preventivas, mas também fortalecer a busca por investimentos que garantam a segurança da população”, afirmou Marcelo Lima.
Para avançar nas negociações, a entidade já organiza uma visita da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, à região.
#Infraestrutura #MeioAmbiente #saobernardo