EMTU INICIA DIÁLOGO COM CONSÓRCIO ABC PARA REORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

EMTU INICIA DIÁLOGO COM CONSÓRCIO ABC PARA REORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) deu início, nesta segunda-feira (25/11), a um diálogo com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC sobre a atualização do Plano de Corredores Metropolitanos (PCM) da Grande São Paulo. A reunião, realizada na sede do consórcio durante o Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, marcou a primeira consulta da EMTU a uma entidade regional da Grande São Paulo para detalhar o programa de reorganização do transporte intermunicipal.

O PCM, criado em 2010, é a base estratégica para a rede de transportes de média e baixa capacidade na Região Metropolitana de São Paulo. Essa atualização, conduzida pela empresa TTC Engenharia de Tráfego e Transportes, visa identificar conexões prioritárias para novos eixos estruturados de transporte e aprimorar a integração, eficiência e tecnologia nos serviços.

Durante o encontro, a EMTU solicitou apoio técnico do consórcio e das prefeituras municipais, pedindo informações e sugestões para adequações regionais. “Vamos trabalhar e construir juntos o Plano de Corredores Metropolitanos”, declarou Paulo Rogério Leão da Rocha, chefe do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU.

O secretário-adjunto de Mobilidade Urbana de Santo André e coordenador do GT Mobilidade, Edilson Factori, reforçou a importância do trabalho integrado. “Estamos à disposição para colaborar no planejamento estratégico do transporte na Grande São Paulo.”

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, ressaltou que o consórcio é essencial para discutir temas dessa relevância. “A procura da EMTU pelo Consórcio demonstra a importância da governança regional. Corredores metropolitanos trazem benefícios à mobilidade e à economia regional.”

A região do Grande ABC, composta por sete municípios, é um eixo estratégico no transporte metropolitano. Além do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara), gerenciado pela EMTU, a área será conectada futuramente pelo BRT-ABC, sistema de ônibus elétricos em construção.

O Consórcio ABC há anos busca melhorias no transporte intermunicipal, tendo elaborado o Plano Regional de Mobilidade em 2012 e, em 2023, garantido R$ 4,5 milhões do Novo PAC para um novo estudo na área. A implementação do BRT-ABC e sua integração com linhas municipais também está na pauta de reorganização da mobilidade regional.

#mobilidade #transporte #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.