COMBATES SE APROXIMAM E AMEAÇAM HOSPITAL NASSER, EM GAZA

COMBATES SE APROXIMAM E AMEAÇAM HOSPITAL NASSER, EM GAZA

Em Khan Younis, no sul de Gaza, os combates estão cada vez mais próximos do hospital Nasser, ameaçando o acesso a cuidados médicos essenciais. Em julho, equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) responderam a 10 incidentes com múltiplas vítimas gravemente feridas após bombardeios na região.

MSF apela urgentemente a todas as partes em conflito que garantam o acesso seguro das pessoas a cuidados médicos e evitem a evacuação do hospital Nasser, o que colocaria em risco centenas de pacientes. Jacob Granger, coordenador de projeto de MSF em Gaza, alerta: “Qualquer escalada dos combates perto do hospital obstruiria o acesso de pacientes e equipes médicas, impossibilitando a prestação de cuidados.”

O hospital Nasser está atendendo cerca de 550 pacientes, incluindo pessoas com queimaduras graves, lesões traumáticas, recém-nascidos e mulheres grávidas. Como o último hospital de maior porte ainda ativo no sul de Gaza, o Nasser também fornece apoio essencial a outras instalações de saúde na região, incluindo a produção de oxigênio.

O hospital Al-Aqsa também está sobrecarregado. Antes da guerra, possuía cerca de 220 leitos, mas atualmente abriga entre 550 e 600 pacientes. Alice Worsley, coordenadora de enfermagem de MSF, explica: “O hospital Al-Aqsa já tem várias centenas de pacientes acima da capacidade de leitos.” Em 27 de julho, o hospital recebeu pacientes de um ataque à escola Khadija, em Deir Al-Balah.

Em julho, forças israelenses emitiram duas ordens de evacuação em Khan Younis, resultando em mais deslocamentos em massa e reduzindo ainda mais o espaço disponível para que as pessoas possam dormir. Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), entre 22 e 25 de julho, aproximadamente 190 mil palestinos foram deslocados em Khan Younis e Deir Al-Balah.

Desde o início da guerra, estima-se que 1,7 milhão de pessoas foram alertadas para se mudarem para uma área de 48 quilômetros quadrados, representando 13% da Faixa de Gaza, conforme a Organização Mundial da Saúde.

MSF reforça o pedido para que todas as partes garantam acesso seguro aos cuidados e evitem a evacuação do hospital Nasser.

As equipes de MSF no hospital Nasser oferecem cirurgia ortopédica, cuidados com traumas e queimaduras, apoio aos setores de maternidade e pediatria e uma unidade de terapia intensiva neonatal. No hospital Al-Aqsa, são oferecidos cuidados de reabilitação, cirurgia de trauma, cuidados avançados de feridas e pós-operatórios, fisioterapia e apoio à saúde mental.

#MSF #Gaza #SãoBernardo

Fotografia tirada dentro do hospital Nasser, em 13 de março de 2024 © MSF

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.