COMETA DO SÉCULO PODERÁ SER OBSERVADO NO BRASIL AINDA EM SETEMBRO
A partir de 22 de setembro, os entusiastas de astronomia no Brasil poderão observar o cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), apelidado de “Cometa do Século”, devido à sua chance de ser o mais brilhante desde o Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997. Descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan e pelo telescópio do Sistema Atlas, o cometa promete proporcionar um espetáculo nos céus do Hemisfério Sul.
Segundo o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, a observação do cometa será possível a partir do amanhecer de 22 de setembro, embora ele ainda esteja perto do Sol e ofuscado. O periélio (momento de maior aproximação ao Sol) ocorrerá em 27 de setembro, a quase 58,5 milhões de quilômetros da estrela. A maior aproximação com a Terra será em 13 de outubro, a 70,7 milhões de quilômetros.
A visibilidade do cometa a olho nu ainda é incerta, pois sua intensidade de brilho é imprevisível. Monteiro sugere o uso de binóculos ou telescópios para quem deseja observar melhor o fenômeno. O cometa poderá ser visto no horizonte oeste, próximo ao pôr do sol, enquanto ele transita pelas constelações de Virgem, Serpente e Ofiúco.
O aplicativo Star Walk prevê que o C2023 A3 pode atingir uma magnitude de -3, sendo mais brilhante que o Hale-Bopp, que chegou a -1,8. O cometa está registrado no guia de fenômenos astronômicos do Observatório do Valongo, da UFRJ, que também lista eclipses, aproximações de planetas e chuvas de meteoros.
Serviço:
- Data de observação: A partir de 22 de setembro de 2024
- Período de maior proximidade com a Terra: 13 de outubro de 2024
- Orientação: Olhar para o horizonte oeste, ao amanhecer ou após o pôr do sol
- Ferramentas recomendadas: Binóculos ou telescópios
#CometaDoSéculo #Astronomia
Foto e informações Agência Brasil