MORRE AOS 93 ANOS JAMES EARL JONES, A VOZ DE DARTH VADER E MUFASA
O ator norte-americano James Earl Jones faleceu nesta terça-feira (9), aos 93 anos, em sua casa, cercado pela família. Conhecido por sua voz grave e inconfundível, ele eternizou personagens icônicos como Darth Vader, na franquia Star Wars, e Mufasa, em “O Rei Leão”. Seu falecimento foi confirmado por seu agente, Barry McPherson, mas a causa da morte não foi divulgada. Sabe-se que o ator lutava contra a diabetes há vários anos.
Dono de uma das vozes mais memoráveis de Hollywood, Jones superou uma gagueira severa que o fez ficar em silêncio durante grande parte de sua infância e adolescência. Foi somente com a ajuda de um professor do ensino médio que ele começou a recitar poemas e controlar sua fala, o que o motivou a seguir a carreira de ator.
Sua estreia no teatro se deu na peça “The Great White Hope”, em que interpretava um personagem inspirado no boxeador Jack Johnson. A peça abordava o racismo no mundo do boxe, e sua performance foi amplamente elogiada. Ao longo de sua carreira, ele se destacou tanto no cinema quanto na televisão, sendo indicado e vencedor de prêmios importantes.
Além de seus trabalhos mais conhecidos como a voz de Darth Vader e Mufasa, James Earl Jones também foi aclamado por sua atuação como Rei Jaffe Joffer, pai de Akeem, no filme “Um Príncipe em Nova Iorque” (1988) e sua sequência em 2021. Outros filmes notáveis em que atuou incluem “Conan, O Bárbaro” (1982), “O Campo dos Sonhos” (1989) e “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990).
Nos últimos anos, Jones revisitou seus papéis mais icônicos, emprestando sua voz a Darth Vader na minissérie “Obi-Wan Kenobi” (2021) e reprisando o papel de Mufasa na versão live-action de “O Rei Leão” (2019).
Sua partida marca o fim de uma era para fãs de cinema e TV, mas sua voz e presença continuarão vivas nas memórias de todos que o admiraram.