COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ELEGE ANDRÉA WERNER COMO PRESIDENTE

COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ELEGE ANDRÉA WERNER COMO PRESIDENTE

Deputada Andréa Werner foi eleita presidente

A deputada Andréa Werner (PSB) foi escolhida, na tarde desta quarta-feira (19), para presidir os trabalhos da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no próximo biênio. Valéria Bolsonaro (PL) foi eleita como vice-presidente. A decisão foi tomada de forma unânime pelos membros do grupo que, a partir de agora, têm a meta de ajudar a transformar São Paulo no Estado mais inclusivo do Brasil.

“Eu sou mãe de um rapaz autista de 15 anos, fundei um instituto que dá apoio para famílias de pessoas com deficiência. Então, esses desafios da falta de inclusão escolar, de tratamento, diagnóstico e assistência social eu conheço bem de perto já há muitos anos. Fico muito feliz em saber que vou poder trabalhar mais efetivamente com outros deputados que também estão ligados à pauta de transformar São Paulo no Estado mais inclusivo do País”, reforçou a deputada Andréa.

Diálogo

A parlamentar do PSB ressaltou que o diálogo com a sociedade, e principalmente com as pessoas com deficiência, será o pilar de todo o trabalho da Comissão. “Não podemos construir políticas públicas sem falar com quem será diretamente afetado por isso. Não estamos aqui só para fazer leis, até porque a gente já tem muitas e o problema é que elas não são cumpridas. A legislação para a pessoa com deficiência no Brasil é a melhor do mundo, mas a gente não a vê sendo colocada em prática”, apontou.

A deputada Andréa lembrou ainda da população preta e periférica paulista, que enfrenta obstáculos ainda mais complexos em seu dia a dia e precisa ter sua voz ouvida e representada na Casa. “Vamos manter um diálogo muito próximo com associações e grupos da população mais periférica também. Essas pessoas representam a ponta mais distante das políticas públicas”, acrescentou ela.

Dignidade

A vice-presidente da Comissão, Valéria Bolsonaro, afirmou que o trabalho regional – com apoio dos vereadores de todos os municípios paulistas – pode ser o caminho mais efetivo para a Alesp atuar em paralelo com o que vem sendo realizado pelo Governo do Estado nessa área.

“As pessoas com deficiência ficaram aquém da sociedade por muito tempo. A gente vê prédios públicos e hospitais sem acessibilidade, por exemplo. Temos vários projetos aqui para trazer essas pessoas de volta ao estudo, ao trabalho, à dignidade, enfim, a tudo o que todo o ser humano tem direito”, disse a parlamentar.

“No caso das crianças dentro das salas de aula, é preciso oferecer todo o tipo de conforto e estabilidade que elas precisam para o seu desenvolvimento pleno. Aproveito a oportunidade para ressaltar que as nossas crianças surdas ainda estão fora da escola, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Nós já estamos trabalhando e montando um projeto para dar essa assistência a elas”, adiantou a parlamentar, que tem 32 anos atuando no setor da Educação.

Confira os membros da CDDPD:

Andréa Werner (PSB) – Presidente (Substituto: Caio França)

Valeria Bolsonaro (PL) – Vice-presidente (Substituta: Fabiana Barroso)

Gil Diniz – PL (Substituto: Marcos Damasio)

Emídio de Souza – PT/PCdoB/PV (Substituto: Luiz Claudio Marcolino)

Beth Sahão – PT/PCdoB/PV (Substituto: Eduardo Suplicy)

Maria Lúcia Amary – PSDB/Cidadania (Substituta: Ana Carolina Serra)

Gilmaci Santos – Republicanos (Substituto: Rui Alves)

Rafael Saraiva – União Brasil (Substituta: Solange Freitas)

Clarice Ganem – Podemos (Substituto: Gerson Pessoa)

Rafael Silva – PSD (Substituta: Marta Costa)

Capitão Telhada – PP (Substituta: Letícia Aguiar)

Por Fábio Gallacci

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo