CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS MOBILIZA ALUNOS DA REDE ESTADUAL DO ABC
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria de Educação (Seduc) do Estado de São Paulo lançaram o Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º), como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O concurso tem como objetivo incentivar a conscientização sobre as mudanças climáticas entre os estudantes da rede pública estadual, motivando-os a desenvolver projetos e adotar medidas para reduzir as emissões de gás carbônico e preservar o planeta. Segundo a secretária Natália Resende, “Queremos gerar consciência e engajar os alunos para que possam, por meio de atitudes do dia a dia, fazer a diferença nas casas deles, nas escolas e na comunidade”.
Podem participar alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. No ABC, 176,5 mil estudantes estão aptos a participar. O concurso será dividido em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série).
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas”, com diferentes gêneros textuais: alunos do 5º ano produzirão textos na linha “Você sabia que…”, enquanto os do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio devem criar textos dissertativos argumentativos. As produções podem relatar projetos desenvolvidos nas escolas, envolvendo a comunidade.
As redações serão feitas em equipes de três alunos, com acompanhamento de um professor orientador. Os professores terão acesso a materiais disponibilizados pela Semil e serão instruídos através de uma live no dia 2 de agosto. O período de produção das redações será de 5 de agosto a 4 de outubro.
Cada escola formará uma comissão julgadora para selecionar três redações, uma por categoria. Em seguida, as diretorias de ensino escolherão três redações de cada categoria entre 7 e 25 de outubro. As redações finalistas serão enviadas para a Seduc, que selecionará nove textos, e a Semil classificará os três melhores de cada categoria.
Os critérios de avaliação variam conforme a categoria, incluindo originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, desenvolvimento do tema, criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro, com a premiação marcada para 29 de novembro de 2024. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
Para mais informações, consulte o regulamento completo na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas: Regulamento do Concurso de Redação.