CONFEITEIRA DO BAETA NEVES TRANSFORMA BOLOS EM VERDADEIRAS ESCULTURAS E CONQUISTA PRÊMIOS NACIONAIS

Com talento, criatividade e uma história de superação, Nick Sarmento, de 27 anos, moradora do Bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, tem conquistado o público com suas criações na confeitaria artística. Especializada na modelagem de bolos, ela transforma cada projeto em uma verdadeira escultura comestível.

Natural de Bagé, no Rio Grande do Sul, Nick começou na confeitaria ainda no ensino médio, em 2013, em meio a dificuldades financeiras. “Minha família tinha só cem reais para passar o mês. Eu e minha mãe fazíamos cupcakes para vender na escola. Quando chovia e a escola alagava, eu ia para a rua vender. Foi difícil, mas deu certo”, relembra.

O talento para o desenho, herdado do pai, logo se juntou à paixão pela confeitaria. Com uma pasta americana nas mãos e muita vontade de aprender, Nick começou a criar bolos personalizados. Sem acesso a cursos, ela aprendeu de forma autodidata. “Aprendi na raça mesmo, errei muito no começo, mas fui melhorando com o tempo”, conta.

Um dos desafios foi lidar com a umidade da casa onde morava no Rio Grande do Sul, que prejudicava o trabalho com as massas e coberturas. “Virava noites treinando, refazendo. Queria entregar algo que fizesse os olhos dos clientes brilharem. Criei minhas próprias estruturas e técnicas para facilitar o processo de dar vida e movimento aos personagens nos bolos. Isso virou a marca do meu trabalho”, destaca.

Todo o esforço começou a ser reconhecido em premiações importantes. Nick venceu o Cake Awards como Melhor Modelagem em 2022 e Melhor Bolo Inédito em 2023. Também brilhou na Mara Cakes Fair, maior evento de confeitaria das Américas, onde foi campeã na categoria Sweet Space Game. Atualmente, ela integra a Academia Cake Awards, sendo uma das juradas da premiação.

Além disso, Nick teve uma experiência marcante no SBT, trabalhando na equipe de criação de bolos cenográficos para o programa Bake Off Brasil. “Foi incrível! Trabalhar no SBT era algo que eu jamais imaginei viver”, relembra.

Hoje, mesmo com o ateliê de trabalho em São Paulo, Nick mantém uma forte ligação com o ABC, principalmente com São Bernardo, onde mora há mais de um ano e foi acolhida pela tia Hulda, a quem considera como uma segunda mãe.

Atualmente, ela faz parte da equipe da cake designer Mariana Junqueira, em Moema (SP), criando modelagens artísticas para bolos de grande destaque no cenário nacional. Além disso, divide o tempo entre cursos presenciais e online, além de viajar para eventos e workshops de confeitaria. “Quando consigo, ainda aceito encomendas especiais de modelagem também”, diz.

Conselho para quem quer começar

Para quem deseja seguir carreira na confeitaria artística, Nick dá o recado: “Estudem muito. Hoje em dia a internet oferece muito conteúdo gratuito. E o mais importante: faça tudo com amor. Se houver amor por trás de cada criação, ela vai frutificar na hora e no momento certo.”

📸 Instagram da confeiteira: @nicksarmentoo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.