CONSÓRCIO ABC DISCUTE INSTALAÇÃO DOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL EM DIADEMA E MAUÁ

Instalação da instituição de ensino público no Grande ABC é uma demanda regional há mais de dez anos, reforçada pelo órgão intermunicipal

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou uma reunião estratégica para debater a implementação dos novos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Diadema e Mauá. O encontro contou com a participação, além da equipe técnica da entidade regional, de representantes da instituição de ensino, das secretarias municipais de Educação de Diadema e de Mauá, da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O principal objetivo do encontro da Comissão Organizadora foi preparar as audiências públicas que ocorrerão a partir de agosto, a fim de avançar no planejamento técnico e estratégico da instalação das unidades, com foco na definição dos cursos, análise de demandas regionais e estrutura necessária para atender às especificidades dos dois municípios.

Os professores Carlos Procópio e Tamyris Bonilha Garnica, do IFSP, informaram que será produzido um relatório técnico que embasará a criação dos polos. O documento incluirá o mapeamento da oferta e demanda educacional existente, análise do perfil socioeconômico e produtivo local, e levantamento das expectativas da comunidade e do setor produtivo. A proposta segue a diretriz institucional do IFSP, que prevê que 80% dos cursos sejam técnicos e 20% voltados à formação docente.

Durante a reunião, foi anunciada a definição da futura sede do campus de Diadema, que será instalada no atual Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), localizado na Avenida Sete de Setembro, região central do munícipio. O espaço passará por reformas para adequação às atividades educacionais.

Como parte do processo de construção coletiva e transparência, foram marcadas audiências públicas para apresentar e discutir o projeto com a população. Diadema receberá a primeira audiência em 25 de agosto, às 19h. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de Mauá. Os locais serão divulgados em breve.

A instalação da instituição de ensino público na região é uma reinvindicação existente desde 2013 e contempla demanda de empresas e sindicatos por ensino técnico e integral, reforçada pelo Consórcio ABC.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, ressaltou que a entidade segue como articulador regional para garantir a instalação de equipamentos públicos de qualidade, fortalecendo o desenvolvimento educacional e profissional dos municípios consorciados. “O Grande ABC apresenta uma demanda significativa por qualificação profissional, e por isso estamos mobilizados para concretizar a instalação do Instituto Federal na nossa região”, afirmou.



Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.