COPA, BLACK FRIDAY E CONFRATERNIZAÇÃO: CARDÁPIO COMPLETO PARA OS BARES DO ABC, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
COPA, BLACK FRIDAY E CONFRATERNIZAÇÃO: CARDÁPIO COMPLETO PARA OS BARES DO ABC, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Empresários esperam aumento de cerca de 15% no movimento nos dias dos jogos

A poucos dias do início da Copa do Mundo do Catar (20), que será no Oriente Médio, e da estreia da Seleção Brasileira nos jogos do mundial (24), há grande expectativa dos bares em relação ao movimento nos estabelecimentos. Acrescente-se ao otimismo, a Black Friday (25), conhecida data do varejo pelos descontos que oferece, sem contar as tradicionais confraternizações que começam no mesmo período.

O cenário atípico, e tudo ao mesmo tempo, já que a Copa acontece na época em que o consumo é naturalmente estimulado, anima e traz um impacto positivo para o setor.  A perspectiva dos empresários é um aumento de cerca de 15% no faturamento em relação a um período normal.

De acordo com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), naturalmente, o fim do ano é um período bom para os estabelecimentos que trabalham com confraternizações de empresas, de familiares e amigos.

“É imprescindível que os proprietários se preparem e aproveitem a oportunidade. A afinidade do brasileiro com o futebol e a vontade do consumidor em confraternizar e comemorar vai dar um impulso para os negócios. É possível que os bares lotem, especialmente quando os jogos forem em horário próximo ao happy hour, os torcedores saem mais cedo e esticam a jornada nos bares”, acrescenta Beto Moreira, presidente do Sehal.

De olho no telão – O dono do Brasa Bar e Liverpool, ambos na Avenida Kennedy, em São Bernardo, Carlos Alberto Miranda, (o Carlinhos, vice-presidente do Sehal), já está aquecendo o ambiente no salão, que receberá um painel de led, um mega telão, para transmissão dos jogos da Copa 2022.

“Será tudo ao mesmo tempo, enfeite de Natal, Copa e confraternização. Mas este é um tipo de problema que é bom. Melhor administrar por demanda do que pela falta dela. Nossa expectativa é que o faturamento cresça uns 15% após esse período”, disse Carlinhos.

O efeito atípico do fim do ano também traz impacto positivo na economia com a geração de empregos pelo setor. Em geral, os estabelecimentos contratam temporários. Carlinhos já está à procura de cumins (auxiliares de garçons). “Vamos contratar uns 4 a 5 estagiários para essa função. Se tiver chance, poderá haver efetivação”, comentou. Atualmente, o empresário tem entre 55 e 60 funcionários em seus dois estabelecimentos.

Reforço do time – No Farofa Paulista, em Santo André, a expectativa também é de um aumento significativo no movimento. Para acompanhar o clima, um televisor de 70 polegadas vai transmitir os jogos com caixas de som, espalhadas pelo salão.

O proprietário e diretor do Sehal, Fábio Presoto, lembra da experiência de copas do mundo em outros anos. “Os clientes vinham e se reuniam exclusivamente para assistir e consumir”, comentou. Para dar conta da demanda, ele acrescentará mais três colaboradores ao atual time da casa, formado por oito funcionários.

Também de Santo André, o Old Town English Pub, na Rua das Figueiras, deve ter mais movimento em jogos do Brasil e Inglaterra, pelo fato de o estabelecimento ter características típicas de países de influência britânica, segundo aposta o proprietário Francisco Montinai Martins (Kiko).

“Fim de ano e Copa ajudam a melhorar o movimento, mas dependendo do horário, as pessoas acabam comemorando em suas casas”, explicou. Porém, nas copas de anos anteriores, ele lembra que o movimento aumentou cerca de 20% nos dias de jogos.

Para atrair o público e incentivar a ida ao pub haverá estratégia promocional. Será oferecido double chopp durante a transmissão dos jogos da Copa do Catar. “Convido o público para vir assistir aos jogos no pub mais inglês do ABC. Especialmente contra a Inglaterra”, sugeriu.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content