SEHAL REALIZA EVENTO DE POSSE DA DIRETORIA ELEITA PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SEHAL REALIZA EVENTO DE POSSE DA DIRETORIA ELEITA PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Beto Moreira, reeleito, comanda a entidade de 2022 até 2027

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) realizou o evento de posse da nova gestão para o próximo mandato, de 2022 a 2027. A diretoria é formada por 14 integrantes e tem como presidente, Beto Moreira, reeleito para o período. A cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (5) na sede de Santo André, Rua Laura, 214, Vila Bastos.

A diretoria executiva é formada pelo secretário, Carlos Alberto da Silva Miranda (o Carlinhos do Brasa Bar) e pelo tesoureiro, Cesar Ricardo dos Santos Ferreira (Restaurante Canoa Quebrada). Também foram empossados e compõem a diretoria, conselheiros fiscais (suplentes e efetivos) e delegados federativos (suplentes e efetivos). A assinatura da posse foi realizada por todos os membros da diretoria (lista abaixo).

O mandato anterior terminou em 23 de setembro e a eleição foi realizada em maio deste ano, conforme permite o estatuto. Participaram do pleito os empresários associados, donos de estabelecimentos do setor na Região, e integrantes da diretoria.

O Sehal é o único representante legal da categoria na Região e atua em favor de 23 mil estabelecimentos em todas as cidades e de diversos setores, desde bares a restaurantes, pizzarias, churrascarias, buffets, deliveries, hotéis e motéis.

Beto Moreira agradeceu a oportunidade de estar novamente à frente do sindicato patronal. “Quero retribuir a confiança e, juntamente com a nova diretoria, fazer a diferença, ajudar o desenvolvimento dos nossos estabelecimentos associados e, ao mesmo tempo, fortalecer e ampliar a nossa representatividade”, declarou.

Desafio – Com tantas dificuldades enfrentadas, especialmente pela falta de recursos e a pandemia, Beto faz uma avaliação positiva das ações planejadas e concretizadas do mandato que acaba de terminar.

“Considero que foi uma gestão de crise, inicialmente pela Reforma Trabalhista, em 2017, que tirou a obrigatoriedade da contribuição sindical e derrubou o nosso orçamento. A falta de recursos foi o grande desafio da gestão porque quando você tem condições financeiras é fácil criar, desenvolver e fazer grandes projetos. Lutamos para manter a entidade, mantivemos o foco no associado e seguimos. Quando estávamos começando a equilibrar, veio a pandemia, que quase devastou o nosso setor. Não esmorecemos, não poupamos esforços, buscamos todas as saídas possíveis para a sobrevivência das empresas”, explicou Beto Moreira.

Entre as diversas ações e medidas da gestão passada está a inauguração da subsede do Sehal, em São Bernardo do Campo, que reforça o atendimento para os associados, em especial na cidade, mas também em toda a Região.

O novo – Para a gestão que se inicia, Beto acredita que a expectativa é mais positiva em função da própria situação, que indica que a pandemia está quase debelada. Entre as novidades, anuncia um novo formato para o novo mandato: a renovação de quase a totalidade dos membros da diretoria. No atual quadro são 14 empossados. Da equipe anterior, permanecem apenas dois integrantes

“A renovação de novas ideias é saudável, produtiva e oxigena a categoria. Somos uma entidade aberta para o diálogo, queremos mais participação e dar voz aos associados”, acrescenta o dirigente.

Uma das medidas iniciais no novo mandato será a implementação do Conselhão. Trata-se da formação de conselhos consultivos que terão empresários representantes para cada ramo de atividade que tem na base do Sehal. Ou seja, atividades como restaurantes, bares, buffets, hotéis/motéis, deliveries e churrascarias vão ter o porta voz de cada categoria na cidade onde estiver o estabelecimento.

O objetivo da iniciativa é aproximar as demandas específicas da diretoria executiva. “Tivemos uma experiência positiva com os buffets, que foram amplamente prejudicados com as medidas restritivas na pandemia. Elegemos um representante para a atividade e deu certo porque ele era a voz da categoria e trazia as demandas. Dessa forma, conseguimos apoiá-los e ajudar a restabelecer os negócios”, lembrou Beto.

Para atuação do Conselhão será criado um Regimento Interno, que ditará as normas e organização para a sua devida atuação, conforme explicou o advogado do sindicato, João Manoel Pinto Neto.

História

Beto Moreira conquistou a reeleição em duas disputas, desde que assumiu o cargo de presidente do Sehal (2013/2017 e 2017/2022). E está no sindicato há mais de 20 anos. O dirigente começou a sua carreira em janeiro de 1999, época em que participou pela primeira vez de uma reunião.

Como membro da diretoria atua desde 2002 ocupando o cargo de suplente do conselho fiscal; em 2007 passou a Tesoureiro e em 2012 foi eleito presidente, assumindo o cargo no ano seguinte.

O dirigente testemunhou diversas mudanças, medidas, negociações de convenção coletiva e inúmeras ações do sindicato patronal, desde a época que as instalações da sede eram localizadas Rua Gonçalo Fernandes 153, conjunto 103, Jardim Bela Vista.

Como integrante do sindicato patronal, Beto Moreira esteve presente, participou e comandou diversos projetos:

– Projeto Régua e Compasso, criado para crianças carentes em parceria como grupo Olodum

– Festival Gastronômico de Santo André

– Em 2000, do primeiro Réveillon promovido pelo Sehal e Prefeitura de Santo André

– Festival Gastronômico de São Caetano do Sul

– 1ª Feira de Turismo do Grande ABC

– Em 2003, a sede do Sehal passa a ser na Rua Laura, 214, Vila Bastos, no atual endereço

– Em 2005, o Sehal passa a fazer parte da direção da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Estado de SP). Em novembro de 2020, Beto Moreira é eleito vice-presidente da Federação.

– Em 2007, o Sehal comemorou a marca de 10 mil participantes em seus cursos, na formação e especialização profissional de funcionários e proprietários de bares, restaurantes, hotéis e motéis.

– Considerada uma das grandes conquistas da época, o Sehal inaugurou em 2010, a Escola de Gastronomia e Hotelaria, o conhecido Restaurante-Escola, no Cenforpe, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. O convênio estabelecido para o Restaurante-Escola foi encerrado em 2016. Durante todo o período ofereceu 15 cursos e formou 19.900 pessoas

– Em 2013, Beto Moreira assumiu a presidência do Sehal no primeiro mandato até 2017. Nesse ano, o Sindicato completou 70 anos

– Em 2017 é lançada a Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação), em âmbito estadual, e como braço social do Sehal.  A Associação tem Beto Moreira, como presidente

– Momento histórico: na sua gestão, em 2019, chega o desastre para o mundo, a pandemia da covid-19, e quase devasta o setor. O Sehal traçou diversas ações durante meses, promoveu orientações, criou materiais de apoio como cartazes e vídeos informativos. Lançou liminares e ações contra o Governo do Estado e as prefeituras locais em busca de melhores direitos para a categoria, defendendo a reabertura e ampliação de horários dos bares, restaurantes e buffets do Grande ABC. Entre tantas ações, criou a Campanha Queremos Trabalhar, foi às ruas com carro de som, criou cartazes, adesivos em defesa do setor. O Sindicato teve sucesso em toda a movimentação que gerou, sendo inclusive um dos principais destaques da imprensa regional pelas conquistas alcançadas.

– Em 2020, outra conquista: a retomada da base territorial de São Bernardo do Campo. A representação dos estabelecimentos na cidade estava a cargo do Sinhores-SBC (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de São Bernardo), desde 2016. Na época havia sido concedida a carta sindical. O Sehal lutou judicial e administrativamente. Em setembro de 2020, o registro foi cassado pela Secretaria de Relações do Trabalho, conforme edital publicado no Diário Oficial da União.

– Em 2021, São Bernardo ganha um presente na sua gestão: a inauguração da subsede. As novas instalações, localizadas no Condomínio Comercial Rotterdan, à Rua Marechal Deodoro, 1784, sala 8, trouxeram mais conforto e agilidade para a importante base territorial. No local, os empresários têm apoio, orientação e podem esclarecer dúvidas sobre as cláusulas de Convenção Coletiva de Trabalho, entre diversas questões.

– Em 2022 foi reeleito para o novo mandato até 2022.

Diretoria empossada

ADMINISTRAÇÃO EFETIVOS

Beto Moreira – Presidente

Carlos Alberto da Silva Miranda – Secretário

Cesar Ricardo dos Santos Ferreira – Tesoureiro

ADMINISTRAÇÃO SUPLENTES  

Vitorio Carlos Otozato

Fábio Antonio de Carvalho Damas

Fábio Presoto

CONSELHO FISCAL EFETIVOS

Eduardo Fernandes

Marcelo Mazaro Filli

Vagner Netto

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

Adriana de Faveri Ferreira

Eidi Rodrigues Pironato

Fabio Alessandre Luque Silva

DELEGADOS FEDERATIVOS – SUPLENTES

Lauro Gilmar Teixeira

Jocimar Sareto

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

FOTO_LEGENDA:
sentados: Fábio Presoto (Farofa Paulista), Beto Moreira (presidente); Carlos Alberto Miranda (Brasa Bar) e Eidi Rodrigues (Dinda´s Bar)
em pé: Vitório Carlos Otozato (Divina Gula); Cesar Ricardo Santos Ferreira (Canoa Quebrada); Fábio Damas (Pizzamania) e Jocimar Sareto (Caravana churrascaria)

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content