“CORTINA DE FUMAÇA”: PREFEITO ORLANDO MORANDO COMENTA PROPOSTA QUE VISA O FIM DA ESCALA DE TRABALHO 6X1
Na manhã de ontem, quarta-feira, dia 13, durante o Feirão do Emprego em São Bernardo, realizado no Ginásio Poliesportivo, o prefeito Orlando Morando foi questionado pela imprensa sobre a proposta de emenda constitucional que visa o fim da escala de trabalho 6×1.
“Esse assunto não é novo, esse assunto vira e mexe. Hoje eu vejo mais como uma cortina de fumaça do governo federal, porque obviamente é uma pauta a ser verdadeiramente querendo ser aprovada e discutida com a sociedade. Quando você vê essa proposta (PEC 6×1) surgir, você vê que o ajuste fiscal que tem que ser feito perde um pouco a notícia, né? Já tá duas semanas pra eles anunciarem os cortes do gasto público que não aparece, que na minha opinião é o mais importante nesse momento”, declarou o prefeito.
Morando também apontou outros fatores que afetam a economia, como as apostas online. “Um outro tema que preocupa muito todos os setores, até porque tá drenando o dinheiro da economia, é as chamadas ‘bets’, que também somem. Quando você vê entrar esse assunto aí, parece muito mais que o Congresso, eu não posso dizer que foi o governo, mas eu já vi atores importantes do governo se manifestarem, é muito mais para encobrir a ineficiência do governo do que propriamente querer tirar um dia da carga do trabalho de um trabalhador brasileiro.”
O prefeito ressaltou que, embora a ideia de alterar a escala de trabalho possa parecer atraente, é necessária uma avaliação detalhada sobre os impactos. “Primeiro, alguém aqui em sã consciência acha que alguém vai ser contra reduzir um dia de trabalho? Ninguém. Todo mundo queria trabalhar um dia a menos, mas eu acho que é um tema que precisa ser muito bem avaliado. Neste momento, eu vejo mais como uma cortina de fumaça para esconder aquilo que o governo federal não deveria estar escondendo..”