CRIANÇAS VIRAM “PEQUENOS DOUTORES” EM UBS DE SÃO BERNARDO E APRENDEM A SALVAR VIDAS

Toda quarta-feira, às 17h, a UBS Selecta, em São Bernardo, recebe um grupo especial de crianças que estão aprendendo, de forma divertida, como salvar vidas. É o projeto “Pequenos Doutores”, criado pela médica Giovanna Giovacchini, pelo enfermeiro Ivanilton Almeida e pelo agente de saúde Leandro Freitas — todos profissionais da própria UBS.
As aulas lúdicas atendem crianças de 8 a 15 anos e trazem noções básicas de primeiros socorros. Os temas vão desde como ligar para o SAMU até manobras de desengasgo, massagem cardíaca, sinais de AVC e o que fazer em acidentes com animais como aranhas, escorpiões e cobras.
A primeira turma começou no dia 19 de fevereiro e teve cinco semanas de aulas, encerrando com uma formatura simbólica. A nova turma começou no dia 7 de maio, com o mesmo conteúdo e novas crianças. Em média, participam de 15 a 20 por semana.
“Nosso objetivo é que essas crianças levem esse conhecimento pra dentro de casa e ajudem suas famílias em momentos de emergência”, conta Giovanna. “Como somos profissionais da UBS, conseguimos articular participações especiais para que a criançada veja tudo na prática”, completa.
A UBS conta com uma agenda fixa destinada a grupos. Enquanto outras médicas realizam encontros com mulheres e ações de combate ao tabagismo, Giovanna coordena o grupo das crianças, promovendo educação em saúde de forma acessível e envolvente.
O projeto é gratuito e aberto a novas inscrições. Para participar, basta procurar a equipe da UBS Selecta, em São Bernardo.
#primeirossocorros#criancasemacao#saobernardo
