DEPUTADA CARLA MORANDO SOLICITA INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE PARA O ABC E REGIÃO DO BRÁS E 25 DE MARÇO
Em audiência com o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, na segunda-feira, 1º de julho, a deputada estadual Carla Morando solicitou agilidade na implantação da Linha 20 Rosa do Metrô no ABC. Como coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Morando também destacou a necessidade de melhorias no transporte para a região do Brás e 25 de Março.
“Estamos aqui novamente, secretário Rafael Benini, para pedir celeridade nas etapas para implantação da Linha 20 Rosa, obra que lutamos desde o nosso primeiro mandato e que ligará nossa região à cidade de São Paulo, beneficiando um milhão e meio de passageiros por dia”, explicou a deputada. Ela lembrou que, em abril, reforçou o pedido ao governador Tarcísio de Freitas para acelerar a obra, que terá 33 km de extensão e 24 estações, ligando Santo André e São Bernardo ao centro da capital, com previsão de entrega para 2035.
Além disso, Morando apresentou demandas do setor comercial do Centro de São Paulo, acompanhada por líderes do setor como André Seibel, presidente do Circuito das Compras – Feira da Madrugada, e Mário Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Armarinhos do Estado de SP. A deputada enfatizou a necessidade de melhorias no transporte para atender os milhares de passageiros que frequentam o Brás e a 25 de Março diariamente.
“Fizemos uma indicação ao governador Tarcísio solicitando estudos para a construção da Estação Pari, nas proximidades do Shopping Popular Feira da Madrugada e do Mercado Municipal”, disse Morando. Ela também pediu investimentos para a mobilidade urbana e revitalização do Centro, demandas já apresentadas ao presidente da CPTM, Pedro Moro, em audiências anteriores.
O Brás, um dos maiores polos comerciais de vestuário da Grande São Paulo, e a Rua 25 de Março, o maior centro comercial da América Latina, são vitais para o comércio paulista, atraindo compradores de todo o Brasil.
Linha 20 Rosa do Metrô
Desde seu primeiro mandato, a deputada Carla Morando tem lutado pela implantação da Linha 20 Rosa do Metrô. Entre suas iniciativas estão emendas ao orçamento de 2024 no valor de R$ 100 milhões e ao orçamento de 2021 do Estado, destinando R$ 5,4 milhões para estudos da Linha 20, além de contribuições ao Plano Plurianual 2019-2023 para garantir a viabilidade do projeto.
Em 2023, além da audiência com o governador Tarcísio de Freitas, Morando participou de reuniões com autoridades como o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab, reiterando a importância do Metrô para o desenvolvimento da região.