DESCONTAMINAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DO JARDIM DAS OLIVEIRAS SÃO ENTREGUES
Projeto encerra espera de mais de 30 anos e teve investimento de R$ 53 milhões
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quinta-feira (7/11) as obras de descontaminação do solo e pavimentação no Jardim das Oliveiras, região do Grande Alvarenga. O projeto envolveu a remoção de gases do antigo lixão do Alvarenga, recapeamento de ruas, requalificação do entorno, drenagem e instalação de rede de esgoto.
O investimento total foi de R$ 53 milhões, com parte dos recursos provenientes de emendas da deputada Carla Morando, liberadas pelo governo do Estado. As obras começaram há mais de três anos, com a descontaminação como etapa principal. Em seguida, a pavimentação de 20 vias e outras melhorias, como calçadas e sarjetas, cobriram quatro quilômetros de extensão.
“Problema fácil qualquer um resolve, o difícil é solucionar problema complexo. Foi o que fizemos no Jardim das Oliveiras, até então sem infraestrutura e parte dele com solo contaminado. Uma enorme satisfação hoje entregar 100% destas obras concluídas”, afirmou o prefeito.
A Secretaria de Transportes e Vias Públicas liderou as intervenções, que beneficiam cerca de 5.000 moradores. A execução incluiu a descontaminação de 16.500 metros cúbicos de solo, instalação de 11 mil metros de tubulação de esgoto, 1.000 metros de drenagem e 7.500 metros de guias e sarjetas.
Carlos dos Santos, operador de máquinas e morador do bairro há 28 anos, ressaltou a importância das melhorias: “As ruas eram só barro. Na chuva, tínhamos que usar bota, enxada, nossas casas ficavam cheias de sujeira. Apenas quem esperou por essas obras por três décadas sabe o que isso tudo significa.”
Entre as ações ambientais, foram instalados mais de 120 poços de extração e monitoramento remoto de gases, com um sistema que operará por, pelo menos, cinco anos, além de um programa de monitoramento contínuo para avaliar a eficácia das medidas.