DETRAN-SP FLAGRA IRREGULARIDADE E IMPEDE AULA FANTASMA EM SUZANO

DETRAN-SP FLAGRA IRREGULARIDADE E IMPEDE AULA FANTASMA EM SUZANO

São Paulo, 6 de junho de 2024 – Em mais uma ação de fiscalização, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) identificou uma “aula fantasma” em um Centro de Formação de Condutores (CFC) em Suzano, na região metropolitana da capital. Esta é a quarta ocorrência registrada no Estado em menos de dez dias.

Após um trabalho de inteligência, os agentes do Detran-SP descobriram que uma aula prática de condução de motocicleta (Categoria A) estava registrada no sistema (e-CNH), mas não estava acontecendo. No horário da suposta aula, a motocicleta foi encontrada estacionada dentro do CFC com o motor frio, sem indícios de uso recente. A proprietária do estabelecimento confirmou a irregularidade e foi encaminhada para a delegacia para o registro de um boletim de ocorrência. O aluno, localizado posteriormente, alegou ter ido para casa devido a dores de cabeça.

Outros casos e medidas
Na semana anterior, casos semelhantes foram registrados em CFCs de Pederneiras, Piedade e Piracicaba. Todos os centros e seus responsáveis enfrentarão processos administrativos sancionatórios que podem levar à cassação do registro de credenciamento, conforme previsto na legislação.

“Aumentar a fiscalização aos CFCs é primordial para garantir que motoristas conscientes sejam formados. O Detran-SP está comprometido em coibir irregularidades por meio de soluções tecnológicas, como tablets com software de segurança para validações faciais e identificação biométrica com uso de liveness, assegurando que todas as etapas sejam realizadas pelos próprios candidatos”, afirmou Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

Intolerância à Corrupção
Nos primeiros cinco meses deste ano, o Detran-SP realizou 2.186 fiscalizações junto a empresas e profissionais do setor, incluindo autoescolas. Em 2023, foram 7.572 fiscalizações, 10% a mais que no ano anterior, resultando em 389 penalidades, entre advertências, suspensões e cassações de registros.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181 ou no site www.webdenuncia.org.br. O Detran-SP também disponibiliza sua Ouvidoria para registro de denúncias através do portal www.ouvidoria.sp.gov.br.

Trabalho contínuo
O Detran-SP coopera com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Corregedoria Geral do Estado para combater desvios de conduta e promover melhores serviços. Em dezembro de 2023, foi criada uma área para investigar crimes e fraudes relacionados ao trânsito na 4ª Delegacia de Polícia para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).

Sobre o Detran-SP
O Detran-SP busca prevenir sinistros e preservar vidas, oferecendo serviços de excelência e implementando a transformação digital para melhorar o acesso aos serviços públicos. Como o maior órgão executivo de trânsito do país, é responsável por 28% da frota brasileira e mais de 25 milhões de motoristas habilitados no estado. Mensalmente, emite cerca de 400 mil CNHs e 1,2 milhão de CRLVs.

DetranSP #Fiscalização #SãoBernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.