DIADEMA EMPOSSA NOVO CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Com membros do Poder Executivo, sociedade civil e ambientalistas, órgão é um dos mais antigos e representativos da cidade
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS), deu posse ao novo colegiado do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), mandato 2025-2027. A 230ª reunião ordinária ocorreu no auditório do IPRED – Instituto de Previdência de Diadema, dia 14/10, à noite.
Criado pela Lei Ordinária nº 1.258/1993, o Comdema tem a missão de propor, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas ambientais do município, representando um espaço fundamental de participação democrática, no qual os representantes do poder público e da sociedade se unem em prol do desenvolvimento sustentável da cidade. O Conselho tem caráter consultivo e deliberativo, devendo assessorar o Poder Executivo nesse campo. O Conselho se reúne uma vez ao mês para deliberação das pautas sob sua responsabilidade.
Com base na legislação municipal e na Lei Orgânica do Município, a SMAS foi responsável pela organização do processo eleitoral dos representantes do Comdema. Vale ressaltar que a exemplo dos demais conselhos municipais, o exercício do mandato é voluntário e sem remuneração.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ricardo Sousa, agradeceu à direção do Ipred – Instituto de Previdência de Diadema, saudou o novo conselho e destacou que, por muitas vezes, o Comdema atua de maneira silenciosa e fundamental na construção de uma cidade mais equilibrada, justa e sustentável, transformando esse dever em ação.
“Diadema é um exemplo de resistência e luta social, mas enfrenta sérios desafios ambientais, como áreas verdes pressionadas pelo crescimento urbano, descarte irregular de resíduos, poluição dos córregos e necessidade urgente de adaptação emergencial às mudanças climáticas. Nesse cenário, o Comdema se torna uma ponte entre o cidadão e a gestão ambiental, além de ferramenta poderosa para resolver esses problemas que devem ser enfrentados coletivamente e visando a qualidade de vida desta e das futuras gerações”, completou o secretário.
Composição paritária – O Comdema é composto por um conjunto paritário de dez membros da Prefeitura e dez da sociedade civil, sendo sempre indicados um titular e um suplente para cada vaga. Os representantes da Municipalidade foram nomeados por algumas secretarias municipais: Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Gabinete do Prefeito, Governo, Educação, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assuntos Jurídicos, Finanças e Cultura.
Já os conselheiros da sociedade civil, foram eleitos/indicados pelos seguintes segmentos: ambientalistas dos movimentos ecológicos; sindicatos com sede ou subsede no município; subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Associação Comercial e Industrial de Diadema – ACE; movimentos de moradia e habitação; e entidades acadêmicas e de pesquisa de nível superior (conforme Lei 3290/2012).
SERVIÇO