DIADEMA INICIA VACINAÇÃO DE GESTANTES CONTRA O VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO AMANHÃ (10/12)

Município recebeu 1.100 doses da vacina VSR; gestantes a partir da 28ª semana podem tomar a vacina que protege recém-nascidos da bronquiolite
A Prefeitura de Diadema inicia amanhã (10/12) a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante reduz casos de bronquiolite em recém-nascidos, uma das infecções respiratórias mais graves para bebês.
O município recebeu 1.100 doses na sexta-feira (05/12) e a Vigilância em Saúde do município fez a distribuição para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O grupo prioritário para receber a vacina são gestantes a partir da 28ª semana. Não há restrição de idade e a recomendação é tomar uma dose a cada nova gestação.
A Secretaria da Saúde de Diadema reforçará o chamado para que as gestantes compareçam a sua UBS de referência para se vacinar.
A nova vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. De acordo com o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
A vacinação materna possui eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros três meses após o nascimento do bebê, segundo Estudo Matisse (sigla em inglês para Estudo de Imunização Materna para Segurança e Eficácia), reduzindo as hospitalizações.
Em todo o Brasil, foram 43.2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR de janeiro a 22 de novembro deste ano, sendo 35,5 mil hospitalizações de crianças menores de dois anos de idade, de acordo com o governo federal.
Em Diadema, foram 26 casos neste ano, com 20 internações em UTI (76,92%) e nenhum óbito. Do total, 15 casos foram de menores de um ano de idade, nove casos entre um a quatro anos e uma ocorrência acima de 80 anos. Os dados são do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), do governo de São Paulo.
Proteção materna – Além da nova vacina contra o VSR, a orientação é que as gestantes mantenham a caderneta de vacinação atualizada com doses das vacinas contra influenza e covid-19, que podem ser administradas simultaneamente à nova vacina.
Serviço:
Início da vacinação contra VSR
A partir de quarta-feira (10/12)
Em todas as UBSs. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.


